Educação é direito humano, diz Unesco

22/05/2015 14:25

Educação é direito humano, diz Unesco
O Fórum Mundial de Educação, realizado esta semana em Incheon, na Coreia do Sul, representou um avanço no debate global ao afirmar que a educação é um direito humano, na opinião de Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro do Fórum Nacional de Educação. O texto final do Fórum, divulgado no encerramento do encontro, é fruto de um longo e árduo debate internacional, iniciado em 2010, destaca.
"Para quem acompanhou a dura trajetória do texto, reiterar que a educação é um direito humano, um dever dos Estados Nacionais e uma prioridade da Comunidade Internacional já é um avanço. E ainda conseguimos demarcar que a educação obrigatória deve ser gratuita", afirmou o especialista ao Valor por e-mail, da Coreia.
O relatório final do evento, liderado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), avançou ainda por demarcar que a educação obrigatória deve ser gratuita, disse o coordenador. "Tudo isso parece banal, mas esteve em risco. Além disso, conseguimos avançar na agenda da aprendizagem e do financiamento da educação. Não foi pouco".
Um ponto negativo, na visão de Cara, é a ascensão do discurso da educação como mero insumo ao desenvolvimento econômico e a escassa presença de educadores entre os painelistas, considerada "equívoco" pelo especialista. "O objetivo da educação deve ser o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho", afirmou. O evento contou com a participação do Ministro da Educação do Brasil, Renato Janine Ribeiro, na quarta-feira.
VALOR ECONÔMICO -SP  BRASIL  Matéria 22/05/2015



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia