Seminário 20 anos do Sinaes discute avaliação da educação superior

29/04/2024 11:13

Seminário 20 anos do Sinaes discute avaliação da educação superior
Segundo dia de encontro deu continuidade às discussões que cercam a história e evolução do Sinaes, ao longo dos seus 20 anos, além das principais perspectivas para o futuro

Publicado em 29/04/2024 10h19 Atualizado em 29/04/2024 10h30
Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Na última sexta-feira, 26 de abril, ocorreu o último dia do Seminário de 20 Anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), entidades responsáveis por conduzir os processos e instrumentos que compõem o Sinaes.

O segundo dia de encontro deu continuidade às discussões que cercam a história e evolução do Sinaes, ao longo dos seus 20 anos, além das principais perspectivas para o futuro. “Objetivo é tornar o processo de avaliação da educação superior cada vez mais eficiente”, destacou o presidente do Inep, Manuel Palacios,

Na oportunidade, Palacios reafirmou que, nos últimos anos, a Autarquia tem se esforçado para fazer uma entrega de excelência às instituições de ensino. “Todas essas mudanças têm o objetivo de aperfeiçoar a produção de evidências educacionais”, concluiu.

Marta Abramo, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), destacou a democratização no acesso ao ensino superior. “Nestes 20 anos de Sinaes podemos notar o aumento no número de instituições e, consequentemente, o número de matrículas. O ensino a distância também apresentou uma expansão significativa, o que demonstra que mais pessoas estão tendo acesso ao ensino superior”.

Mesas temáticas – As condições de oferta da avaliação in loco e autoavaliação também foram pauta durante o segundo dia de seminário. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas para estabelecer critérios de qualidade, captar as especificidades das instituições, reconhecer as boas práticas, considerar a inserção regional e fomentar a cultura da avaliação.

Ao longo do dia, as mesas temáticas discutiram também a trajetória do estudante e do egresso; as melhorias na educação a distância; e a extensão na avaliação da educação superior. Ao final, foi realizada a reunião com as associações representativas.

Sinaes – O sistema foi instituído pela Lei nº 10.861, de 2004 e segue as diretrizes definidas pela Conaes. Cabe ao Inep a organização de todo o processo avaliativo, que possui um conjunto de instrumentos para avaliar aspectos relacionados aos cursos de graduação; às instituições de ensino; ao processo formativo e ao desempenho dos estudantes; além da formação dos professores, entre outros fatores.

Nesse contexto, o Sinaes possibilita traçar um panorama da educação superior brasileira. Os resultados também são utilizados para subsidiar inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade da educação.

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep
 

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