MEC participa de reunião preparatória para a CRES+5

23/03/2023 15:39

MEC participa de reunião preparatória para a CRES+5
Encontro prévio à Conferência Regional de Educação Superior ocorre entre 22 e 23 de março, em Córdoba, na Argentina

Representante do Ministério da Educação (MEC) participou, entre 22 e 23 de março, em Córdoba, na Argentina, do encontro preparatório que busca organizar a Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5). O evento de nível ministerial e de elevado perfil político ocorrerá entre 13 e 15 de março de 2024, em Brasília.  

A reunião preparatória reúne representantes de redes universitárias da região, representantes do governo, conselhos nacionais de reitores, agências de garantia de qualidade, sindicatos de pessoal docente e não docente, organizações de estudantes e organizações regionais e internacionais. Do Brasil, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) também marcaram presença.  

Nessa reunião prévia à Conferência, os integrantes da América Latina e do Caribe aprovaram a agenda da CRES+5 e definiram quais serão os eixos temáticos e a metodologia para garantir a participação de todos os atores envolvidos na temática. O MEC é representado por Jaqueline Pinheiro Schultz, coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior.  

A reunião preparatória é organizada pelo Instituto Internacional da UNESCO de Educação Superior da América Latina e do Caribe (UNESCO-IESALC), Universidade Nacional de Córdoba, Conselho Interuniversitário Nacional, Ministério da Educação da Argentina e Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES)

Conferência – Com o evento sendo realizado na capital federal, estima-se que haja uma presença maciça da comunidade do ensino superior, integrantes dos governos estaduais e das universidades brasileiras. A Conferência também será uma oportunidade para divulgar as novas políticas públicas da atual gestão do MEC para outros países e para estreitar o diálogo com todos os atores do ensino da educação superior da América Latina e do Caribe.   

CRES+5 – como resultado da 3ª Conferência Regional sobre o Ensino Superior (CRES 2018), realizada em Córdoba, em 2018, foi assumido compromisso de se realizar uma reunião de seguimento cinco anos mais tarde, a CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, bem como os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à pandemia.

Na CRES 18, foi criado um plano de ação com algumas diretrizes, entre elas: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e formação de professores.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia