Lula quer formar mais médicos e engenheiros em vez de adogados

23/01/2023 14:14

Lula quer formar mais médicos e engenheiros em vez de adogados
PODER360 • 20 de janeiro de 2023

Fonte da Notícia: PODER360
Data da Publicação original: 19/01/2023
Publicado Originalmente em: https://www.poder360.com.br/governo/lula-quer-formar-mais-medicos-e-engenheiros-em-vez-de-advogados/

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta 5ª feira (19.jan.2023) que o país forme mais médicos e engenheiros em vez de advogados. Ele deu a declaração em reunião com reitores de universidades e institutos federais.

“Quais os cursos que são mais importantes para um país e que um país mais precisa? A gente não pode só formar advogado quando a gente precisa de médico”, declarou o presidente da República.

“Não tenho nada contra, mas o Brasil não pode ser o país que mais tem universidade para formar advogado. Nós precisamos formar outras pessoas. Nós precisamos investir mais em engenharia”, declarou o petista.

Segundo Lula, a falta de profissionais médicos não seria um problema em regiões abastadas de São Paulo, mas essa carência afetaria o resto do país.

“Pode ter médico demais na Avenida Atlântica, na Avenida Paulista, mas na maioria das cidades deste país a gente tem carência de médico”, disse o presidente.

Ele frisou a necessidade de diversificar as formações no ensino superior. “A gente não pode só formar médico quando a gente precisa de enfermeiro. A gente não pode formar só enfermeiro quando a gente precisa de anestesista.”.

Lula também citou outras áreas em que avalia haver deficit de profissionais qualificados para suprir a demanda do país e relembrou ter passado pelo mesmo problema em mandatos anteriores.

“Eu lembro que quando nós começamos a fazer a ferrovia Transnordestina, a gente não encontrava mais no Brasil engenheiro ferroviário. Lembro que quando começamos a recuperar a indústria naval, não tinha mais ninguém na engenharia naval”, recordou o presidente.

“É preciso que a gente tente aprimorar para combinar a necessidade e o desejo de a pessoa estudar com a necessidade que o país e a sociedade tem das pessoas que precisamos e queremos qualificar”, declarou o petista.

Acompanham o presidente da República na reunião 4 ministros:

Rui Costa (PT) – Casa Civil;
Camilo Santana (PT) – Educação;
Márcio Macêdo (PT) – Secretaria Geral;
Luciana Santos (PC do B) – Ciência e Tecnologia.
O encontro reuniu representantes de 106 instituições, incluindo a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Leia neste link (51 KB) a lista de instituições representadas no encontro.
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia