Conselho autoriza aulas remotas em Goiânia

02/02/2022 11:56

Conselho autoriza aulas remotas em Goiânia

Atividade a distância será adotada quando encontros presenciais forem suspensos por conta de decretos, notas técnicas e protocolos

31/01/2022 - 22:20

Acompanhamento: crianças brincam em unidade a rede municipal de Goiânia, no Bairro Alto da Glória (Foto: Wesley Costa)
Atualizada às 06h25 do dia 1/2/2022
 
O Conselho Municipal de Educação (CME) de Goiânia publicou nesta segunda-feira (31) uma resolução autorizando que o Regime Especial de Aulas não Presenciais (Reanp) seja adotado nas escolas da capital quando for necessário suspender encontros presenciais por conta do cumprimento de decretos, de notas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de protocolos da rede municipal de Educação e de biossegurança por conta da Covid-19. 
 
O documento segue a mesma linha da resolução publicada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) na última segunda-feira (24), que aprovou o formato de aulas não presenciais quando houver um decreto municipal restringindo as atividades escolares por conta da Covid-19 ou quando a escola precisar suspender as aulas por questões de biossegurança.
 
 
A resolução do CME diz ainda que ao fim dos prazos estabelecidos nas normativas municipais ou caso elas sejam revogadas, o Reanp deve ser imediatamente suspenso. O documento destaca ainda que as escolas particulares e a Secretaria Municipal de Educação (SME) devem melhorar constantemente o acesso tecnológico de professores e alunos às aulas remotas e que todas as decisões sobre suspensão do ensino presencial devem ser informadas pelas instituições para toda comunidade educacional.
 
O presidente do Conselho, Márcio Santos, explica que a instituição continua acreditando que as aulas presenciais são a melhor estratégia para a educação infantil, mas entende que o momento atual de aumento de casos da Covid-19 gera a necessidade de adotar o Reanp em alguns casos. “Tivemos muitos prejuízos na educação dos nossos alunos nesses últimos dois anos. Tanto eles, quanto as famílias, precisam deste retorno.”
 
De acordo com ele, as próprias instituições privadas e a SME irão avaliar os casos que em que o Reanp precisará ser utilizado. “Entretanto, se formos provocados e constatarmos que os protocolos não estão sendo seguidos, iremos intervir”, diz Santos. 
 
Na rede municipal, os protocolos de biossegurança definem que caso duas crianças de uma mesma sala testem positivo para a Covid-19, as aulas daquela turma são suspensas. Caso duas turmas do mesmo turno tenham dois alunos ou mais positivados para a doença, as aulas de todas as turmas do turno também são suspensas até todos serem testados e cumprirem a quarentena.
Além disso, existe a exigência da aferição da temperatura na entrada das instituições e o uso de máscaras por profissionais e crianças com mais de três anos de idade.
 
SME
 
Em nota, a SME informou que " a rede ofertará atendimento remoto quando não for possível o atendimento presencial, conforme os protocolos de biossegurança que já estão sendo cumpridos pelas unidades de ensino de Goiânia desde o início do semestre letivo. Portanto, a pasta ressalta que a resolução do CME chega para validar as medidas sanitárias que estão sendo tomadas pela pasta e pelas instituições educacionais."
No dia 22, O POPULAR mostrou que 84 unidades de ensino da rede municipal retornam às aulas com unidades em funcionamento parcial ou remoto devido aos afastamentos de profissionais da educação, principalmente por conta da Covid-19, e obras. Isso representa 22% das 369 unidades. Atualmente, de acordo com a secretaria, 75% das turmas estão recebendo atendimento presencial e 25% atendimento remoto. 
 
A pasta já convocou pelo menos 3 mil profissionais para atuarem como substitutos de professores afastados por diversos motivos, dentre eles, a infecção pela Covid-19 
 
 
*****************************************************************************************
Crianças são vacinadas nas escolas em Aparecida de Go


Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia