Nordeste tem rede de universidades para modernizar a formação de professores

15/10/2021 16:19

Nordeste tem rede de universidades para modernizar a formação de professores
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 15 de outubro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 14/10/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/nordeste-tem-rede-de-universidades-para-modernizar-a-formacao-de-professores

Imagem: Pexels

A região Nordeste já tem uma rede de excelência de Instituições de Ensino Superior (IES) focada em modernizar a formação inicial de professores: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Elas aderiram ao Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) oferece apoio técnico e financeiro às redes compostas por três universidades que se comprometam a elevar a qualidade dos cursos de pedagogia e licenciaturas, de forma totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“O foco é na elevação da qualidade da educação brasileira, começando com a formação inicial dos professores, dentro das normas atuais, destacando ensino híbrido, visão empreendedora e uso pedagógico das tecnologias”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

A coordenadora da rede do Nordeste, professora Lívia Nery, fala sobre a expectativa com essa mudança que entrará em vigor para os estudantes da graduação em pedagogia e licenciaturas a partir de 2022, na rede de excelência do Nordeste. “O carro-chefe da proposta é garantir que os alunos estejam vivenciando as práticas e construindo com suas comunidades novas formas de ensinar e aprender. Será, também, um intercâmbio riquíssimo entre as três instituições da rede”, afirma a professora.

Segundo edital aguarda proposta de mais universidades

No edital de lançamento, o Programa selecionou as três primeiras redes, totalizando nove universidades. Além do Nordeste, há representantes das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Ainda há vagas para mais 24 IES aderirem e receberem recursos financeiros do MEC, a fim de modernizarem os cursos de Pedagogia e Licenciatura (Letras-Português, Matemática, Ciências/Licenciatura Interdisciplinar). As inscrições terminarão dia 24 de outubro.

Ao todo, o Programa contemplará 33 IES abrangendo todas as regiões do país. O objetivo é formar 5.280 novos professores ao final de quatro anos (2022 a 2025), especialmente aqueles que já lecionam sem formação específica.

As universidades interessadas em participar do Programa deverão se unir em redes de três, sendo uma federal obrigatoriamente. As outras duas podem ser: estadual e privada sem fins lucrativos; duas estaduais ou duas privadas sem fins lucrativos.

Saiba mais:

O Programa para inovação das pedagogias e licenciaturas está com inscrição aberta: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/programa-para-inovacao-das-pedagogias-e-licenciaturas-esta-com-inscricao-aberta
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia