Fies: O que é, como se inscrever, como consultar, como pagar e mais dúvidas

26/08/2020 18:15

Fies: O que é, como se inscrever, como consultar, como pagar e mais dúvidas

UOL • 26 de agosto de 2020

Fonte da Notícia: UOL

Data da Publicação original: 25/08/2020

Publicado Originalmente em: https://educacao.uol.com.br/faq/fies-o-que-e-inscricoes-como-consultar-e-outras-duvidas.htm

Íntegra da notícia abaixo:

O Fies oferece financiamento de cursos de graduação em universidades e faculdades particulares - Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal que oferece o financiamento de cursos de graduação em instituições particulares de ensino superior.

É operacionalizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

Saiba mais sobre o Fies

O que é o Fies?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal que tem como objetivo oferecer financiamento aos estudantes de cursos de graduação de instituições particulares de ensino.

O Fies oferece juros zero para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Há ainda uma outra modalidade de financiamento, chamada de P-Fies, que oferece empréstimos com juros que variam de acordo com o banco e que não tem ligação com os processos seletivos do Fies

Diferentemente do Fies, o P-Fies não faz a classificação com base na nota do Enem, não estabelece um limite de renda e tem o valor máximo e mínimo de financiamento definido pelo agente financeiro (isto é, pelo banco).

Como funciona o Fies?

O Fies pode financiar de 50% até 100% do valor da mensalidade de um curso de graduação, dependendo da renda mensal da família do estudante.

Durante o curso, o aluno deve pagar mensalmente ao banco um valor de coparticipação, que corresponde à parcela da mensalidade que não foi financiada. Depois de formado, o estudante deve começar a quitar o empréstimo.

Quem pode participar do Fies?

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que participou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010, tendo tirado uma média igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a prova de redação.

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O que é IES no Fies?

IES é a sigla para instituição de ensino, ou seja, a faculdade ou universidade responsável pelo curso de graduação.

Como se inscrever no Fies?

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, é preciso acessar o site do programa durante o período em que as inscrições estiverem abertas. Esse cadastro é aberto duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

No site do Fies, clique em "Minha inscrição" e em seguida em "Fazer cadastro". Em seguida, você será direcionado para a página do gov.br, onde será preciso efetuar um cadastro caso ainda não tenha o login único do governo federal.

Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique sobre a opção "entrar com gov.br" e informe o CPF e a senha cadastrada.

O que é P-Fies?

O P-Fies é uma modalidade de financiamento estudantil em que o empréstimo é concedido diretamente por instituições financeiras, que assumem integralmente o risco do financiamento.

Para essa modalidade de financiamento, não há classificação com base na nota do Enem e também não é estabelecido um limite de renda para participar. Segundo o FNDE, o financiamento na modalidade P-Fies pode ser solicitado a qualquer momento do ano, já que há independência em relação aos processos seletivos do Fies.

Para o P-Fies, os valores máximo e mínimo de financiamento são definidos pelo agente financeiro, ou seja, o banco.

Como consultar o pagamento do Fies?

A consulta do pagamento já realizado deve ser feita pelo estudante diretamente com o agente financeiro (isto é, o banco) onde o contrato de empréstimo foi feito.

Como emitir o boleto do Fies?

O boleto do Fies deve ser enviado pela instituição financeira para o aluno. Esse boleto pode ser pago em qualquer lotérica, caixa eletrônico ou no próprio banco, desde que esteja dentro da data de vencimento.

Como imprimir a 2ª via do boleto do Fies?

A emissão da segunda via do boleto do Fies pode ser feita através do banco. Para os empréstimos concedidos pela Caixa Federal, é possível emitir o boleto pelo site https://sifesweb.caixa.gov.br/ ou por meio da Central de Atendimento, por telefone, no número 0800 726 8068.

Como liquidar o saldo devedor do Fies?

Segundo o FNDE, a liquidação do saldo devedor (isto é, o pagamento total do empréstimo) pode ser realizada a qualquer momento. Basta comparecer ao banco em que o contrato de financiamento foi feito, onde deverá ser realizado o pagamento do valor.

Como saber o saldo devedor do Fies?

A consulta sobre o saldo devedor pode ser feita diretamente com o banco responsável pelo financiamento.

Qual é o prazo de pagamento do Fies?

Ao longo da graduação, as parcelas correspondentes à coparticipação devem ser pagas mensalmente pelo aluno. A partir do primeiro mês da conclusão do curso, o estudante deve começar a quitar o restante da dívida, desde que possua renda. Esse pagamento será descontado diretamente do salário do aluno (isto é, o pagamento será retido na fonte, mensalmente).

Caso o estudante perca o emprego durante o período de amortização (isto é, de redução da dívida), o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Segundo o FNDE, considerando que o pagamento do financiamento respeitará a capacidade de pagamento do estudante, estima-se que o financiamento seja quitado em um prazo de 14 anos.

Como cancelar o Fies?

A solicitação de cancelamento do Fies pode ser feita pelo aluno no SisFies —sistema eletrônico a que alunos e instituições de ensino têm acesso. Este pedido deve ser realizado até o 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.

O estudante que solicitar o encerramento antecipado do Fies ainda deverá pagar as parcelas correspondentes ao período em que utilizou o financiamento.

O que acontece se não pagar o Fies?

Caso o beneficiário não pague a dívida do Fies, terá o nome incluído na lista de inadimplentes do Serasa. Além disso, juros e multas podem incidir sobre a dívida. Para sair da inadimplência, é possível solicitar a renegociação da dívida do Fies.

Como pagar o Fies depois de formado?

Ao longo da graduação, as parcelas correspondentes à coparticipação devem ser pagas mensalmente pelo aluno. A partir do primeiro mês da conclusão do curso, o estudante deve começar a quitar o restante da dívida, desde que possua renda. Esse pagamento será descontado diretamente do salário do aluno (isto é, o pagamento será retido na fonte, mensalmente).

Caso o estudante perca o emprego durante o período de amortização (isto é, de redução da dívida), o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Como descobrir o número do contrato do Fies?

O aluno que desejar saber o número do contrato do Fies deve procurar o banco responsável pelo seu financiamento.

Como renegociar o Fies?

Segundo o FNDE, há duas possibilidades para a renegociação do Fies. Por uma delas, o estudante pode optar por um parcelamento de até 145 parcelas mensais, vencíveis a partir de janeiro de 2021, com redução de 40% nos juros e multas.

Outra opção seria um parcelamento de até 175 parcelas, também com vencimento a partir de janeiro de 2021, mas com redução de 25% nos juros e nas multas.

O pedido inicial para a renegociação deve ser feito pelo estudante por meio do SisFies.

Como calcular o percentual de financiamento do Fies?

O percentual de financiamento dos encargos educacionais (isto é, o valor da coparticipação) será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita em reais e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior (IES) em reais, observando uma fórmula disponível no site do Fies.

Como fazer o aditamento do Fies?

O aditamento do Fies é a renovação semestral do financiamento estudantil. Os aditamentos devem ser realizados por meio do sistema SisFies.

 

 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia