Deputados entregam relatório final da CPI das Universidades ao MP-GO

12/09/2019 13:30

Deputados entregam relatório final da CPI das Universidades ao MP-GO


Documento foi entregue em reunião realizada nesta quinta-feira (12/9) no MP

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Universidades da Assembleia Legislativa de Goiás entregaram nesta quinta-feira (12/9) para a procuradora-geral de Justiça em exercício, Laura Maria Ferreira Bueno, o relatório final dos trabalhos. De acordo com o relator da comissão, o deputado estadual Talles Barreto, a CPI foi instaurada em março de 2018 com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no funcionamento de instituições particulares de ensino superior no Estado de Goiás, que estariam oferecendo cursos e diplomas de ensino superior em desacordo com regras e exigências do Ministério da Educação (MEC).

O presidente da CPI, deputado coronel Adailton, enfatizou que é um compromisso do Poder Legislativo defender o cidadão que busca investir em uma formação superior. O relatório, fruto de 20 reuniões e 32 depoimentos, contém denúncias de diversas irregularidades. O documento, que foi apresentado em plenário na semana passada, será entregue também o Ministério Público Federal.

Laura Bueno parabenizou os deputados pela importância do trabalho e afirmou que o Ministério Público de Goiás será um parceiro na apuração das irregularidades pertinentes ao seu âmbito de atuação. “As informações do relatório serão encaminhadas aos órgãos do MP-GO responsáveis por apurar as irregularidades narradas. Além disso, todas as promotorias de Justiça estão de portas abertas ao cidadão, para que possa receber auxílio na verificação da idoneidade das instituições”, afirmou, acrescentando que será fundamental responsabilizar as entidades que atuam de forma irregular, prejudicando os alunos.

O presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (SEMESG), Jorge de Jesus Bernardo, acrescentou que as irregularidades cometidas por estas instituições mexem com os sonhos de diversas pessoas. Ele adiantou ainda que o SEMESG está à disposição para auxiliar promotores a eventuais consultas relativas às instituições, assim como para a realização de um workshop para esclarecimentos da problemática. Participou também do encontro o promotor de Justiça Jales Guedes Coelho Mendonça, assessor parlamentar da Procuradoria-Geral de Justiça.

(Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP - fotos: Brenda Bianca)
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia