Universidades pensam seu futuro

10/05/2018 14:30

Universidades pensam seu futuro

Seminário em Goiânia propôs reflexões sobre os rumos da educação superior para os próximos anos. Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior quer fórum continuado

Por Redação - 8 de Maio de 2018

William Klein avalia que nos próximos anos haverá uma maior concorrência entre entidades de ensino superior com redução de mensalidades

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de Goiás, SEMESG, promoveu nessa segunda-feira uma Palestra para pensar os rumos da educação superior para os próximos anos. O objetivo foi trocar experiências, formular propostas e traçar estratégias com vistas às principais demandas que o setor vai enfrentar nos tempos vindouros.
“Precisamos observar atentamente como o segmento do ensino superior se comporta para caminharmos sempre à frente com segurança e desenvolvimento de excelência”, comentou o presidente do SEMESG, professor Jorge Bernardo. O evento teve a participação de dirigentes de entidades de ensino superior em Goiás que buscaram atualizar os conceitos para o setor.
A palestra foi proferida pelo professor William Klein, físico licenciado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e CEO da Hoper Educação, empresa de consultoria que atua no segmento de apoio a entidades de ensino superior. O tema central “Mercado educacional, para onde vai?” tomou as atenções e propôs reflexões sobre para onde podem caminhar as faculdades e universidades.
Com a experiência de consultoria na área educacional e a expertise de ter implantado sistemas de educação à distância, gestão de instituições do terceiro setor e gestão de tecnologia da informação, o palestrante buscou abrir os horizontes sobre o setor para os dirigentes.
“Nós estamos há mais de dois anos com uma base de matriculados em um número próximo de oito milhões e que o mercado perguntava se haveria possibilidade de ultrapassar essa barreira. Hoje sabemos que ela não foi transposta e é difícil manter essa base, principalmente porque tivemos mudanças grandes no financiamento estudantil público (Fies)”, explicou.
Uma migração de modalidades de cursos presenciais para à distância ou tele presenciais tem sido uma vertente que cresceu nos últimos anos, comentou Klein. “O mercado dever ter dificuldade de manter esses números e será cada vez mais concorrencial”, avalia ele. As mensalidades tendem a cair com essa disputa, em sua visão, e isso vai intensificar a concorrência entre as entidades mantenedoras. Atividades como essa vão se repetir ao longo desse ano, segundo o presidente do SEMESG, Jorge Bernardo.

Por Hélmiton Prateado

Leia mais no Falando a Verdade! http://www.falandoaverdade.com.br/universidades-pensam-seu-futuro/
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia