Michel Temer sanciona duas novas universidades federais goianas

22/03/2018 10:13

Michel Temer sanciona duas novas universidades federais goianas
Novas universidades devem dinamizar educação e economia das regiões que serão cobertas
Postado por Welliton Carlos em 21 de março de 2018 às 22h33


Moradores de Jataí e Catalão terão unidades autônomas e com mais cursos
O presidente Michel Temer sancionou na noite de terça-fei­ra, 20, lei que cria duas novas uni­versidades em Goiás – em Jataí e Catalão. Com a medida, ficaram criadas as Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universi­dade Federal Jataí (UFJ).

A norma teve tramitação recorde no mês de fevereiro, quando os senadores Wilder Morais, Ronaldo Caiado e Lú­cia Vânia relataram em audiên­cia e plenário a norma, sugerin­do a aprovação da medida.
O reitor da Universidade Fede­ral de Goiás (UFG), Edward Ma­dureira, comemorou a nova lei: “É uma conquista histórica, pela qual lutamos há muitos anos, e que consolida a interiorização do ensino superior em Goiás, dan­do um novo impulso à pesqui­sa e inovação em nosso Estado”.

O deputado federal Daniel Vilela foi convidado pelo presi­dente Michel Temer para par­ticipar do ato de assinatura do autógrafo de lei, no Palácio do Planalto. Vilela realizou inúme­ras audiências e também efe­tuou pressão no Congresso Na­cional para que a medida saísse do papel. Ele também celebrou a novidade: “O desmembramen­to dos campi da UFG de Catalão e Jataí em unidades autônomas permitirá às instituições maior articulação em busca de recur­sos e uma atuação mais sintoni­zada com as demandas de suas regiões, o que é um ganho enor­me para o desenvolvimento so­cioeconômico de Goiás”.

NOVAS UNIVERSIDADES

Um dos primeiros relatores da matéria, Wilder Morais ex­plica que as duas unidades se­rão criadas a partir da estrutura já existente na Regional Catalão e Jataí da Universidade Federal de Goiás. Wilder lembra que a proposta que cria as universi­dades teve início com o Poder Executivo, através do Projeto de Lei (PL) 5275/16, e foi trabalha­da pela bancada goiana, com grande atuação de Daniel e dos demais senadores.

Wilder Morais diz que o pró­ximo compromisso agora é com a criação das universidades fe­derais do Entorno do Distrito Federal e do Norte Goiano – cujas emendas já foram inclu­sas por ele no Plano Plurianual com orçamento de R$ 150 mi­lhões. O senador acredita que estas duas unidades devem se­guir o mesmo caminho das uni­dades de Catalão e Jataí.

A aprovação das duas novas universidades significa, dentre outras coisas, investimento em cursos de ponta como engenha­ria, medicina e direito e progra­mas consistentes de pós-gradua­ção (mestrado e doutorado).
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia