Financiamento privado é tema de seminário para gestores

05/06/2017 09:48

Universidades buscam soluções no sistema de financiamento privado para incentivar permanência do estudante no ensino superior

Por Belisa Monteiro 31 de maio de 2017, 12:20


Weslley Cruz
Os desafios e estratégias do financiamento privado são tema de seminário promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg) nesta quarta-feira, 31, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), no Jardim Goiás. Gestores e docentes da PUC Goiás prestigiam o evento que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre instituições de ensino superior e suas parcerias, além de buscar informações sobre o financiamento privado. “Pretendemos profissionalizar as mantenedoras e já que o financiamento público não atende nossa demanda, buscamos saídas no setor privado”, pontua o presidente do Semesg, Jorge de Jesus Bernardes.

O consultor em Educação, Carlos Monteiro, ministrou palestra no turno matutino, ressaltando que as instituições de ensino superior veem a necessidade de se criar novas modalidades que possibilitem ao aluno da nova classe média frequentar o ensino superior, conquistar um diploma e, consequentemente, uma vida melhor: “a ideia é alongar o prazo de pagamento, sem juros, de forma que a mensalidade caiba no bolso do aluno”, afirma. De acordo com o especialista, isso cria um vínculo de amor e respeito entre o estudante e a instituição de ensino onde estuda, evitando a inadimplência.

“Estamos falando de uma população de 160 milhões de brasileiros. Essas pessoas sonham com o ensino superior e isso é mais que uma conquista solitária, é solidária, porque envolve toda a família. É bom para a universidade, para o aluno e também para nosso país que precisa de mão de obra especializada, tornando-se mais competitivo e produtivo”, analisa.

Vice-reitora da PUC Goiás, a profa. Olga Ronchi avaliou que o tema vai ao encontro da missão da universidade, que desde a sua origem, tem o compromisso social de promover a inclusão de estudantes. Participante do Seminário, a gestora considera que o evento é uma tentativa de responder aos desafios que as IES enfrentam no País, especialmente, as instituições particulares com a diminuição do corte orçamentário do governo federal realtivo ao Fies, fato que implica na dificuldade de permanência dos estudantes nas universidades. “A PUC é comunitária e queremos permitir a inclusão com sucesso dos alunos e isso significa promover formas mais diversas possíveis de permanência do aluno, seja por programas de bolsas ou por financiamento”, afirma.


Weslley Cruz

Fotos




Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia