Escolas devem voltar em agosto, diz secretária de Saúde de Goiânia

27/05/2020 23:30

Escolas devem voltar em agosto, diz secretária de Saúde de Goiânia

Fátima Mrue afirma que definição constará no protocolo de retomada das atividades, documento que está sendo elaborado pela Prefeitura em conjunto com o setor privado

27/05/2020 - 17:24

As aulas presenciais na capital poderão ser retomadas no início de agosto. A previsão é da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrue, mas ainda precisa ser definida juntamente ao Comitê de Gestão da Prefeitura de Goiânia. As atividades nas escolas estão suspensas desde o dia 18 de março em todo o Estado de Goiás, como medida para conter o avanço do novo coronavírus.

"Possivelmente, as aulas vão voltar a partir de 1º de agosto. Mas quem decidirá se será no dia 1º, 2 ou 3 serão as escolas, que deverão ter seus calendários", explicou. De acordo com a secretária, a definição constará no protocolo de retomada das atividades, documento que está sendo elaborado pela Prefeitura junto ao setor privado.

No entanto, a secretária ainda não se reuniu com representantes do segmento das escolas. A prioridade é dialogar com as categorias com demandas mais urgentes. 

Segundo a secretária, o protocolo deverá trazer a flexibilização de algumas atividades a partir da próxima semana, mas as aulas presenciais estão entre as últimas a ser retomadas "por conta do maior risco de aglomeração e de fatores que aumentam a taxa de multiplicação da doença". A gestora municipal também apontou o fato de as unidades estarem oferecendo o ensino não presencial com férias mantidas para julho.  

Fátima ressalta que a data poderá ser modificada, caso o quadro epidemiológico seja diferente do esperado. Entretanto, em entrevista à rádio CBN Goiânia nesta quarta-feira (27), afirmou que os cálculos de modelagem feitos por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão muito seguros atualmente.

"Nós sabemos agora que o pico real esperado é no fim de junho, primeira semana de julho, com queda na sequência, ou seja, nós estamos com uma expectativa muito boa de retomada total das atividades a partir de agosto", disse a CBN.

A retomada das atividades nas escolas também está em debate na reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para enfrentamento do coronavírus (COE). Grupo se reúne semanalmente, às quartas-feiras, para discutir o planejamento das ações de enfrentamento a Covid-19.

Fonte; Jornal O Popular - Gabriela Lima - gabriela.lima@opopular.com.br - CIDADES

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia