SEMESG cobra do Governo Estadual pagamentos do Programa Bolsa Universitária

27/09/2018 12:01

SEMESG cobra do Governo Estadual pagamentos do Programa Bolsa Universitária

Mais de 200 mil alunos já concluíram curso superior através do programa Bolsa Universitária que é mantido pelo Governo Estadual através da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e com as participações das instituições privadas de ensino. Ao todo são 63 faculdades e universidades particulares na sua execução. Atualmente são 20 mil alunos beneficiados.

Foto: Regina Ster (SEMESG)

Entretanto, o programa de alto alcance social, está ameaçado de continuidade segundo o Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior de Goiás (SEMESG), Jorge de Jesus Bernardo. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva ocasião em que relatou o que chamou de “verdadeiro caos” que vem enfrentando essas instituições devido ao não pagamento feito pelo Estado. Já estão se completando seis meses em atraso (fevereiro, março, abril, junho, agosto e setembro) totalizando uma dívida que ultrapassa os R$ 60 milhões.

Foto: Regina Ster (SEMESG)

“Desde o início estamos mantendo contatos e dialogando com o governo estadual e sempre com a promessa de quitação da dívida, mas nunca o  compromisso foi cumprido. Lamentamos, mas não nos restou outra saída a não ser levar ao conhecimento da população e dos estudantes a triste situação e as possíveis consequências que poderão advir”, salientou. Uma dessas consequências poderá ser a não continuidade do programa no ano que vem o que fatalmente deixará milhares de alunos, com baixo poder aquisitivo, fora das salas de aula, interrompendo seus cursos. “Isso seria lastimável e inaceitável, provocando um sério problema social”.

O atraso nos pagamentos vem colocando em risco o pleno funcionamento das instituições de menor porte, as quais são as mais afetadas financeiramente quanto ao cumprimento de seus compromissos como o pagamento de salários de trabalhadores, dentre outros.

Segundo o presidente do SEMESG “até o final do ano as instituições vão garantir a execução do programa, sem qualquer prejuízo para os alunos beneficiados, mas a partir do ano que vem tudo vai depender do futuro governo. Esperamos que o futuro governo, quem quer que seja, inclua em seu plano a manutenção do benefício que não é um Programa de governo, mas sim de Estado, e um dos mais importantes do país no setor educacional”.

Outro agravante refere-se ao fato do Governo Estadual se comprometer em repassar as instituição e, por sua vez elas repassarem para os alunos, os valores pagos pela matrícula. Até o momento não foi feito o repasse do mês de julho o que levou os alunos a promoverem um protesto.

A execução do Programa Bolsa Universitária ocorreu normalmente, sem problemas, até 2011. Entretanto durante o governo de Alcides Rodrigues as instituições privadas de ensino foram obrigadas a aceitar um acordo para o pagamento de uma dívida em 25 parcelas sob a ameaça de que, caso contrário, só receberiam través de precatórios.

Ouça na íntegra entrevista coletiva


Assessoria de Comunicação do SEMESG

Fotos


Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia