Financiamento privado é tema de seminário para gestores

05/06/2017 09:48

Universidades buscam soluções no sistema de financiamento privado para incentivar permanência do estudante no ensino superior

Por Belisa Monteiro 31 de maio de 2017, 12:20


Weslley Cruz
Os desafios e estratégias do financiamento privado são tema de seminário promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg) nesta quarta-feira, 31, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), no Jardim Goiás. Gestores e docentes da PUC Goiás prestigiam o evento que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre instituições de ensino superior e suas parcerias, além de buscar informações sobre o financiamento privado. “Pretendemos profissionalizar as mantenedoras e já que o financiamento público não atende nossa demanda, buscamos saídas no setor privado”, pontua o presidente do Semesg, Jorge de Jesus Bernardes.

O consultor em Educação, Carlos Monteiro, ministrou palestra no turno matutino, ressaltando que as instituições de ensino superior veem a necessidade de se criar novas modalidades que possibilitem ao aluno da nova classe média frequentar o ensino superior, conquistar um diploma e, consequentemente, uma vida melhor: “a ideia é alongar o prazo de pagamento, sem juros, de forma que a mensalidade caiba no bolso do aluno”, afirma. De acordo com o especialista, isso cria um vínculo de amor e respeito entre o estudante e a instituição de ensino onde estuda, evitando a inadimplência.

“Estamos falando de uma população de 160 milhões de brasileiros. Essas pessoas sonham com o ensino superior e isso é mais que uma conquista solitária, é solidária, porque envolve toda a família. É bom para a universidade, para o aluno e também para nosso país que precisa de mão de obra especializada, tornando-se mais competitivo e produtivo”, analisa.

Vice-reitora da PUC Goiás, a profa. Olga Ronchi avaliou que o tema vai ao encontro da missão da universidade, que desde a sua origem, tem o compromisso social de promover a inclusão de estudantes. Participante do Seminário, a gestora considera que o evento é uma tentativa de responder aos desafios que as IES enfrentam no País, especialmente, as instituições particulares com a diminuição do corte orçamentário do governo federal realtivo ao Fies, fato que implica na dificuldade de permanência dos estudantes nas universidades. “A PUC é comunitária e queremos permitir a inclusão com sucesso dos alunos e isso significa promover formas mais diversas possíveis de permanência do aluno, seja por programas de bolsas ou por financiamento”, afirma.


Weslley Cruz

Fotos


Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia