SEMESG atingiu seus objetivos com IV Fórum da Educação Superior

06/05/2013 16:11

SEMESG atingiu seus objetivos com IV Fórum da Educação Superior

Diretores e gestores de IES que participaram do evento declararam que suas expectativas foram atendidas

 

 

Durante o IV Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás, que aconteceu de 17 a 19 de abril, em Goiânia, muito se discutiu sobre as formas e ferramentas de avaliação e regulação do segmento. E a ideia central do evento, de aproximar os dirigentes das instituições de ensino superior (IES) do Ministério de Educação e Cultura (MEC) foi o que mais despertou interesse e atenção dos participantes, superando suas expectativas. É o que revela o diretor do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (SEMESG),  João Rodrigues de Paula Oliveira, diretor da Faculdade Unicamps. Segundo ele, o objetivo central possibilitou as IES,  em particular as privadas, a tirar dúvidas,  faze r contatos, aumentar a rede de network, enfim, abrir caminhos para solucionar problemas.

João Rodrigues de Paula Oliveira (Unicamps)

 “Ficou claro, e os representantes do MEC admitiram isso, que o processo ainda está em construção. O Ministério reconhece que ainda tem muito a se melhorar e nesse aspecto, também foi importante, pois pudemos realizar várias intervenções e dar outras tantas sugestões que poderão ser aproveitadas pelo MEC”, afirma.

 

 

 O diretor da Faculdade CESUC, Paulo Antônio de Azevedo Lima, partilha da mesma opinião. “No geral considero que o evento foi um sucesso e atendeu a expectativa de todos os presentes”, enfatiza. Para ele, além de oportunizar a proximidade entre IES e instituições reguladoras da educação em âmbito nacional, o IV Fórum apresentou
tendências e cenários do setor para os próximos meses. Para a próxima edição, que já tem data marcada para 2, 3 2 4 de abril de 2014, ele faz uma ressalva para uma melhor reformulação do tempo para otimizar as apresentações. 

 Paulo Antônio de Azevedo Lima (CESUC)

 

 

  Na visão da diretora geral da Faculdade Católica de Anápolis, Adriana Rocha Vilela Arantes, a iniciativa do SEMESG em promover o IV Fórum é bastante louvável, uma vez que permitiu esclarecimentos, solução de dúvidas e conhecimento das novas propostas para a educação superior brasileira a partir do ano de 2013. “Além das palestras, com informações relevantes para o setor, os debates, com participação de gestores e representantes de entidades de classe, também contribuíram trazendo visões diferentes sobre os temas tratados”, acrescenta.

Adriana Rocha Vilela Arantes (Faculdade Católica de Anápolis)

 

 

 A professora Brandina Fátima Mendonça de Castro Andrade, do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior, afirma que o evento vem se tornando tradição na cidade de Goiânia, pela importância que representa na discussão das dificuldades no dia a dia institucional. “Tivemos momentos esclarecedores como as palestras sobre a CPA e a importância do Relatório de Autoavaliação”, diz. Para ela, encontros como este proporcionam oportunidades de relacionamento com a equipe do Ministério da Educação e das próprias instituições de ensino participantes que trocam entre si informações relevantes. “Todas elas válidas para a melhoria da qualidade do ensino que oferecemos” , conclui.
 

Brandina Fátima Mendonça de Castro Andrade (Aphonsiano)
 
Naiara Gonçalves

Assessora de Imprensa do SEMESG

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia