O IV Fórum da Educação Superior na visão dos palestrantes

30/04/2013 14:52

O IV Fórum da Educação Superior na visão dos palestrantes

Evento teve relevância tanto para participantes quanto para palestrantes, que puderam conhecer de perto a realidade das IES

Palestrantes do IV Fórum da Educação Superior
Mais de 100 Instituições de Ensino Superior de Goiás e outros oito estados: São Paulo, Rondônia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraná, Sergipe e Distrito Federal. Estiveram reunidas durante o IV Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás, que aconteceu de 17 a 19 de abril. O evento foi tão importante para os participantes quanto para os palestrantes, que puderam conhecer de perto a realidade das IES. 

Na pauta de discussão estiveram a Regulação e Supervisão do Sistema Nacional da Educação Superior; Censo do Ensino Superior; Gestão das IES e o Mercado Financeiro; Gestão do Fies pelo FNDE; CNE e o Sistema Nacional de Educação Superior; Novidades na Politica de Avaliação da Educação Superior no Brasil; A importância da CPA no Sistema de Avaliação da Educação Superior; A Importância do Associativismo e As Políticas de Avaliação da Educação Superior e os Processos de Gestão Acadêmica e Institucional.

Gilberto Gonçalves Garcia (CNE)
O Conselheiro Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gilberto Gonçalves Garcia, ministrou a palestra sobre CNE e o Sistema Nacional de Educação Superior. Ele aponta que os pontos mais importantes e que mais chamaram a atenção do público foram a diferença entre o processo regulatório entre as Instituições Públicas e as Privadas por parte dos órgãos reguladores dentro do sistema federal e o papel do Enade como indutor do processo de supervisão de cursos e das instituições. Em sua explanação, ele apresentou as características e objetivos do Reuni (Programa de apoio a planos de reestruturação e expans&atil de;o das universidades federais), o sistema de cotas nas federais e o peso regulatório na avaliação e supervisão das instituições privadas.

 
Robert Evan Verhine (Conaes)
O presidente do Conselho Nacional de Educação (Conaes), Robert Evan Verhine, abordou o tema Novidades na Política de Avaliação da Educação Superior no Brasil, onde deixou claro o momento importante que as IES vivem. Segundo ele, nos últimos anos o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que regulamenta todo processo avaliativo das IES bem como dos cursos oferecidos por elas – veio se consolidando, com ajustes e aperfeiçoamentos. “Esse encontro é muito importante e fundamental por duas razões”, afirma. “Podemos trazer aos participantes as novidades que ocorrem no setor, com uma avaliação mais transparente e ouvir o feedback dessas IES que expõem suas dúvidas, sugestões e exposições”, pontua. Ele também revelou que um novo instrumento está para ser lançado em breve. “Será uma nova versão da avaliação externa das instituições na tentativa de aperfeiçoar os indicadores. O próprio relatório das IES será substancial, onde a auto avaliação servirá de foco para o processo”, revela.

Suzana Schwers Funghetto (INEP)
Para a coordenadora geral de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Suzana Schwerz Funghetto, que explanou sobre As políticas de avaliação da Educação Superior e os Processos de Gestão Acadêmica Institucional, a avaliação é o meio do processo. “Todo instrumento prima pela qualidade e oferta, nesse sentido as IES precisam se conscientizar em relação a esse processo, uma vez que apesar do peso, elas ainda não se despertaram para isso”, diz apontando que das 711 IES que ainda não postaram o relatório de CPA em 2013, 518 são instituições privadas. “A consolidação do Sinaes ocorrerá quando todas as informações e análises qualitativas da avaliação referentes aos três pilares (estudantes, cursos e IES), forem utilizadas como vetores para mudanças internas em cada IES”.
“Esse processo está iniciando, com muitas críticas, principalmente das próprias IES que ao receber conceitos insatisfatórios reclamam a continuidade das formas anteriores de avaliar, sem considerar os critérios de qualidade ora estabelecidos”, finaliza.
Naiara Gonçalves
Assessora de Imprensa do SEMESG


 

Acesso restrito

Cadastre-se em nossa newsletter

Agenda

.

O SEMESG, o SEPE GO e a FECON em parceria com a Covac Sociedade de Advogados realizarão na próxima quinta-feira (1º/10), o “Seminário impactos e aspectos práticos da Lei Geral de Proteção de Dados para as instituições de ensino”

.
.

Clipping de noticias

Parceiros








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia