O IV Fórum da Educação Superior na visão dos palestrantes

30/04/2013 14:52

O IV Fórum da Educação Superior na visão dos palestrantes

Evento teve relevância tanto para participantes quanto para palestrantes, que puderam conhecer de perto a realidade das IES

Palestrantes do IV Fórum da Educação Superior
Mais de 100 Instituições de Ensino Superior de Goiás e outros oito estados: São Paulo, Rondônia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraná, Sergipe e Distrito Federal. Estiveram reunidas durante o IV Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás, que aconteceu de 17 a 19 de abril. O evento foi tão importante para os participantes quanto para os palestrantes, que puderam conhecer de perto a realidade das IES. 

Na pauta de discussão estiveram a Regulação e Supervisão do Sistema Nacional da Educação Superior; Censo do Ensino Superior; Gestão das IES e o Mercado Financeiro; Gestão do Fies pelo FNDE; CNE e o Sistema Nacional de Educação Superior; Novidades na Politica de Avaliação da Educação Superior no Brasil; A importância da CPA no Sistema de Avaliação da Educação Superior; A Importância do Associativismo e As Políticas de Avaliação da Educação Superior e os Processos de Gestão Acadêmica e Institucional.

Gilberto Gonçalves Garcia (CNE)
O Conselheiro Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gilberto Gonçalves Garcia, ministrou a palestra sobre CNE e o Sistema Nacional de Educação Superior. Ele aponta que os pontos mais importantes e que mais chamaram a atenção do público foram a diferença entre o processo regulatório entre as Instituições Públicas e as Privadas por parte dos órgãos reguladores dentro do sistema federal e o papel do Enade como indutor do processo de supervisão de cursos e das instituições. Em sua explanação, ele apresentou as características e objetivos do Reuni (Programa de apoio a planos de reestruturação e expans&atil de;o das universidades federais), o sistema de cotas nas federais e o peso regulatório na avaliação e supervisão das instituições privadas.

 
Robert Evan Verhine (Conaes)
O presidente do Conselho Nacional de Educação (Conaes), Robert Evan Verhine, abordou o tema Novidades na Política de Avaliação da Educação Superior no Brasil, onde deixou claro o momento importante que as IES vivem. Segundo ele, nos últimos anos o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que regulamenta todo processo avaliativo das IES bem como dos cursos oferecidos por elas – veio se consolidando, com ajustes e aperfeiçoamentos. “Esse encontro é muito importante e fundamental por duas razões”, afirma. “Podemos trazer aos participantes as novidades que ocorrem no setor, com uma avaliação mais transparente e ouvir o feedback dessas IES que expõem suas dúvidas, sugestões e exposições”, pontua. Ele também revelou que um novo instrumento está para ser lançado em breve. “Será uma nova versão da avaliação externa das instituições na tentativa de aperfeiçoar os indicadores. O próprio relatório das IES será substancial, onde a auto avaliação servirá de foco para o processo”, revela.

Suzana Schwers Funghetto (INEP)
Para a coordenadora geral de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Suzana Schwerz Funghetto, que explanou sobre As políticas de avaliação da Educação Superior e os Processos de Gestão Acadêmica Institucional, a avaliação é o meio do processo. “Todo instrumento prima pela qualidade e oferta, nesse sentido as IES precisam se conscientizar em relação a esse processo, uma vez que apesar do peso, elas ainda não se despertaram para isso”, diz apontando que das 711 IES que ainda não postaram o relatório de CPA em 2013, 518 são instituições privadas. “A consolidação do Sinaes ocorrerá quando todas as informações e análises qualitativas da avaliação referentes aos três pilares (estudantes, cursos e IES), forem utilizadas como vetores para mudanças internas em cada IES”.
“Esse processo está iniciando, com muitas críticas, principalmente das próprias IES que ao receber conceitos insatisfatórios reclamam a continuidade das formas anteriores de avaliar, sem considerar os critérios de qualidade ora estabelecidos”, finaliza.
Naiara Gonçalves
Assessora de Imprensa do SEMESG


 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia