Inep nega erro e pede correção na "apresentação das notas"
REDAÇÃO DO ENEM 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negou ontem (17) que haja erro nas notas da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2025. Em comunicado, ele afirmou ainda que pediu para a Cebraspe, empresa responsável pela aplicação da prova, corrigir a "apresentação das notas por competências" dos alunos.
"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) solicitou ao Cebraspe, empresa aplicadora do Enem 2025, correção na apresentação das notas por competências da redação. O sistema já está disponível para acesso", afirmou o instituto.
A nota da redação do Enem é composta pela soma de cinco competências, cada uma com pontuação de 0 a 200, totalizando até 1.000 pontos. No entanto, há casos em que o total apresentado no boletim não corresponde à soma das notas individuais. Em um dos exemplos, o candidato recebeu nota final 880, apesar de a soma das competências chegar a apenas 790. Outro caso mostra situação inversa: a soma das competências chega a 820, mas o boletim aponta nota final 760. Há ainda registros em que a soma chega a 800 ou 830 pontos, enquanto o sistema informa 880 como nota final. O g1 informou que teve acesso aos documentos completos e que os nomes dos candidatos foram mantidos em sigilo.
RECLAMAÇÕES
Além desses exemplos, relatos semelhantes passaram a circular nas redes sociais. Um perfil no X (antigo Twitter) questionou o resultado recebido: "Alguém me explica o que foi isso que o Inep fez pra me deixar com essa nota". Segundo a publicação, as notas foram 130, 170, 130, 140 e 160, o que totaliza 730 pontos, valor que também não corresponderia à nota final exibida no sistema: 640.
Outro ponto diz respeito às explicações percentuais associadas às competências. Em alguns casos, os percentuais informados não correspondem à pontuação atribuída, como situações em que 90% equivaleriam a 180 pontos, mas o candidato recebeu 170, ou ainda casos de 100% com nota inferior a 200.
O Inep também apagou das redes sociais a publicação que anunciava a divulgação dos espelhos da redação, bem como o conteúdo relacionado aos resultados dos treineiros. De acordo com estudantes nas redes sociais, o próprio espelho das provas foi removido, e não era possível, até o começo da tarde de terça-feira, baixar os conteúdos. A nota da redação do Enem é composta pela soma de cinco competências. Em alguns casos, essas contas estavam erradas no site do Inep.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|