Estudantes podem preencher cadastro do Enade 2021

26/07/2021 10:20

Estudantes podem preencher cadastro do Enade 2021

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 23 de julho de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 21/07/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/estudantes-podem-preencher-cadastro-do-enade-2021

Os estudantes concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 podem preencher o Cadastro do Estudante a partir desta quarta-feira, 21 de julho, por meio do Sistema Enade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá as informações dos estudantes até 13 de novembro.

No momento do preenchimento do cadastro, o estudante deve informar seu CPF, endereço de e-mail e número de telefone válidos. Também deve anexar uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Vale ressaltar que os dados pessoais informados no cadastramento devem ser correspondentes aos registrados na Receita Federal.

Além disso, o estudante concluinte que estiver com mais de uma inscrição para o Enade 2021 deve escolher o curso de referência para o preenchimento do Questionário do Estudante e para a realização da prova.

Login único – Para preencher o cadastro de participação no exame, todos os estudantes devem ter o login único de acesso aos serviços do Governo Federal, gerado por meio do endereço eletrônico acesso.gov.br. A senha de acesso será necessária para acompanhar a inscrição do estudante no exame, por meio do Sistema Enade, bem como alterar dados cadastrais, preencher o Questionário do Estudante, consultar local de provas e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Caso o estudante já tenha o login único, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la. Basta acessar o site acesso.gov.br, informar o CPF, selecionar a opção “Esqueci minha senha” e escolher uma das opções para envio do código de verificação de recuperação da senha: aplicativo Meu gov.br, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou mensagem de texto (SMS). Em seguida, o sistema irá gerar nova senha.

Atendimento – O Inep também oferecerá atendimento especializado para os estudantes que participarão do Enade 2021. No período de 30 de agosto a 3 de setembro, os estudantes podem solicitar, no sistema do exame, atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social.

O estudante precisa informar, no Sistema Enade, as condições que motivam a solicitação e anexar a documentação de comprovação. Têm direito ao atendimento especializado os estudantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica também podem solicitar atendimento.

A novidade do Enade 2021 é que o estudante com transtorno do espectro autista que tiver a solicitação de atendimento especializada confirmada pelo Inep poderá utilizar caneta transparente com tinta colorida para fazer marcações em seu Caderno de Questões. No entanto, o Cartão-Resposta deverá, obrigatoriamente, ser preenchido com caneta transparente de tinta preta.

O Inep disponibilizará, para quem solicitar e tiver o pedido confirmado, os seguintes auxílios de acessibilidade: prova em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e/ou mobiliário acessível.

No momento da solicitação de atendimento, o estudante deve anexar, no Sistema Enade, documentação legível, com nome completo do estudante, diagnóstico da condição que motivou a solicitação, com o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Além disso, o documento deve ter assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Em caso de estudante que solicitar tempo adicional, o documento de comprovação deverá descrever a necessidade do recurso para a realização do exame, conforme condição, característica ou diagnóstico do estudante, de acordo com a legislação vigente para concessão de tempo adicional. Já a estudante lactante deverá anexar a certidão de nascimento da criança lactante, com até um ano no dia de aplicação da prova, ou atestado médico que comprove a gestação da estudante.

Quem tiver a documentação confirmada terá direito a 60 minutos de tempo adicional para realizar o exame. O estudante que tiver a documentação reprovado terá os recursos de acessibilidade solicitados no Sistema Enade, exceto o direito ao tempo adicional.

Nome social – O estudante que desejar tratamento pelo nome social, conforme identificação por sua identidade de gênero, pode fazer a solicitação no Sistema Enade. Basta anexar documento de comprovação, como foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, e de rosto inteiro. Não serão aceitas fotos em que o estudante utiliza óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Também é necessário anexar cópia digitalizada (frente e verso) de um documento de identificação com foto, válido, conforme previsto no edital do Enade 2021.

Crie seu login único

Confira o edital do Enade 2021


Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Acesso restrito

Cadastre-se em nossa newsletter

Agenda

Clipping de noticias

Parceiros








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia