Segunda etapa do Revalida 2020 tem 99,2% de participação

13/07/2021 11:46

Segunda etapa do Revalida 2020 tem 99,2% de participação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 13 de julho de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 12/07/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/segunda-etapa-do-revalida-2020-tem-99-2-de-participacao

Segunda etapa do Revalida 2020 ocorreu em 13 cidades brasileiras. Créditos: Inep/Arquivo Inep

Imagem: Ministério da Educação

A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, realizada no último fim de semana, ocorreu conforme o previsto e sem registro de intercorrências. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição responsável pela aplicação do exame, 2.290 inscritos aprovados na primeira etapa realizaram as provas práticas de habilidades clínicas, aplicadas no sábado e domingo, 10 e 11 de julho. Com 2.309 inscritos no total, apenas 19 participantes não compareceram às provas, o que representa uma abstenção inferior a 1%.

O presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, supervisionou de perto a aplicação da segunda etapa do Revalida 2020, diretamente da sede do Instituto, em Brasília. O trabalho foi acompanhado pelos diretores de Avaliação da Educação Superior do Inep, Luís Filipe de Miranda Grochocki; de Estudos Educacionais, Michele Cristina Silva Melo; e de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais substituto, Humberto Mattos Carvalho, além do procurador-chefe do Instituto, Thiago Murilo Nóbrega Galvão. Danilo Dupas e Luís Filipe Grochocki também visitaram a sede do Cebraspe e um dos locais de prova, onde puderam ver, in loco, a organização da aplicação do exame.

Danilo Dupas celebrou o sucesso da aplicação e destacou o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para a realização da segunda etapa do Revalida 2020. “A Ebserh foi muito parceira do Inep na realização dessa prova. Eu me recordo que, logo que cheguei à presidência do Instituto, estava havendo uma discussão de onde se daria a aplicação da segunda etapa do exame, que poderia ser em hotéis. Logo nos alinhamos com os hospitais, com o forte apoio da Ebserh e das Forças Armadas”, agradeceu o presidente. As provas foram realizadas em 13 hospitais brasileiros, todos federais, sendo 12 da rede da Ebserh e 1 das Forças Armadas.

O Inep aplicou o exame em 13 cidades brasileiras: Belém (PA), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e Vitória (ES). A divulgação do resultado preliminar da prova de habilidades clínicas será no dia 16 de agosto. Já o resultado final da segunda etapa do Revalida 2020 será publicado em 13 de setembro. O participante aprovado na segunda etapa do Revalida estará apto a prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades parceiras.

Trinta instituições já firmaram termo de adesão ao Revalida 2020. A lista das instituições pode ser acessada no portal do Inep. A relação atualizada das universidades também será disponibilizada no Sistema Revalida, após a divulgação dos resultados finais, para que o participante indique a instituição em que deseja fazer a revalidação do título. Vale ressaltar que a lista passará por atualização, conforme as assinaturas dos termos de adesão. Nesse sentido, cabe ao participante aprovado conferir a relação após a publicação dos resultados finais da segunda etapa, no sistema do exame e no portal do Inep.

Caso o participante reprove na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa etapa pelas duas próximas edições do exame. A diretriz é uma novidade do Revalida 2020. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Acesso restrito

Cadastre-se em nossa newsletter

Agenda

Clipping de noticias

Parceiros








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia