Comissão ouve ministro da Educação sobre Fies e Mais Médicos

17/07/2015 14:47

Comissão ouve ministro da Educação sobre Fies e Mais Médicos

A Comissão de Educação ouve hoje o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que prestará esclarecimentos sobre reajuste de mensalidade escolar e criação de cursos de Medicina pelo programa Mais Médicos. A audiência pública, aprovada ontem pelo colegiado, será realizada às 9 horas, no plenário 10.
No início do ano, o Ministério da Educação determinou que, para continuar recebendo recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as instituições de ensino não poderiam reajustar o valor da mensalidade acima de 6,4% em 2015. A decisão foi questionada na Justiça pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).
O deputado Izalci (PSDB-DF), um dos que apresentaram requerimento para a audiência, afirma que a lei que rege os reajustes de mensalidade escolar (Lei 9.870/99) permite reajuste para repor aumento de custeios e melhorias pedagógicas.
Mais Médicos
Outro requerimento aprovado pela comissão busca ouvir o ministro sobre os critérios de escolha das faculdades que se candidataram a oferecer curso de Medicina em municípios do interior, como parte do programa Mais Médicos. “Temos recebido inúmeras reclamações de instituições de educação superior acerca dos critérios”, diz o texto do requerimento, assinado pelo deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) e outros.
Em abril deste ano, o governo lançou o segundo edital de chamamento para municípios que poderão receber cursos particulares de medicina. Foram escolhidas 22 cidades em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dentro da estratégia de equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação destes profissionais.
Da Redação – DC
Agência Câmara Notícias` - Revista Gestão Universitária - 16/07/2015 - Belo Horizonte, MG



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia