> Inscrições abertas para Programa de Mobilidade Acadêmica do Mercosul
Inscrições abertas para Programa de Mobilidade Acadêmica do Mercosul
18/10/2024 13:35
Inscrições abertas para Programa de Mobilidade Acadêmica do Mercosul
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 08 de outubro de 2024
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 07/10/2024
O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional de Cursos Acreditados no Sistema Arcu-Sul (Marca) está com inscrições abertas para instituições de ensino superior interessadas em participar da 13ª edição. As propostas de projeto precisam ser enviadas até 30 de novembro, pelo Sistema SIU. Devem ser elaboradas por meio de parcerias com instituições de educação superior de no mínimo três países participantes do edital que tenham cursos similares e acreditados no Sistema Arcu-Sul. A iniciativa prevê a mobilidade acadêmica entre 2025 e 2027.
O Programa Marca visa fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e internacionalização da educação superior na região do Mercosul e cumprir o objetivo central de integração regional. O programa conta com financiamento compartilhado entre os países participantes para a viabilização das mobilidades. Com total de 395 cursos aptos à participação e mais de 300 instituições participantes, o grupo de membros aptos é formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai.
O Brasil possui, atualmente, 49 cursos com acreditação vigente e dez cursos em processo de reacreditação nas áreas de Agronomia, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, totalizando 59 cursos aptos à participação. O processo de acreditação é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a lista dos cursos habilitados para candidatura está disponível no site do programa.
Sistema Arcu-Sul – O sistema é um mecanismo que avalia a qualidade acadêmica dos cursos de graduação dos países do Mercosul e dos Estados Associados. O Arcu-Sul tem como objetivo melhorar a formação acadêmica voltada para o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural. O Brasil é representado pelo Inep na Rede de Agências Nacionais de Acreditação de Cursos (Rana), a qual é responsável pelas avaliações no âmbito do Sistema Arcu-Sul. Fazem parte do sistema os seguintes cursos de graduação: Agronomia, Economia, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Geologia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC)