Mapeamento de boas práticas institucionais e de grupos de estudos e pesquisas no âmbito da avaliação da educação superior

19/04/2023 16:20

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

OFÍCIO-CIRCULAR Nº 1142694/2023/ASS. DAES/DAES-INEP
Às Associações Representativas das Instituições de Educação Superior

Assunto: Mapeamento de boas práticas institucionais e de grupos de estudos e pesquisas no âmbito da avaliação da educação superior
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23036.003494/2023-77

Senhores Presidentes das Associações Representativas das Instituições de Educação Superior,

1. A Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep tem realizado esforços para fortalecer e aperfeiçoar os instrumentos e processos avaliativos sob sua responsabilidade, em especial aqueles relacionados às avaliação in loco de cursos e ins5tuições, ao Enade, ao Revalida e aos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Para a realização dessas atividades, esta Diretoria tem interesse em conhecer boas prá5cas institucionais e em desenvolver ações conjuntas a grupos de estudo e pesquisa com atuação na área de avaliação da educação superior.

2. Nesse sendo, convidamos vossas senhorias a indicar e a apoiar a divulgação deste convite para iden5ficação de ins5tuições e grupos de estudos e pesquisas que possam contribuir em iniciativas no âmbito da avaliação da educação superior, tais como:

I - Identificação de ações desenvolvidas pelas Instituições de Educação Superior em seus processos de avaliação de estudantes ou de autoavaliação institucional que poderiam indicar prá5cas a serem observadas e medidas pelo Inep em âmbito nacional. Há interesse específico em áreas de atuação dos cursos e das ins5tuições que possam ser coletadas de maneira estruturada e estejam sendo pouco captadas pelos instrumentos de avaliação da educação superior do Inep, a exemplo de:

a) Avaliação e mapeamento de a5vidades de extensão e pesquisa no âmbito da graduação;

b) Acompanhamento de egressos;

c) Modelos de avaliação dos estágios supervisionados, em especial dos cursos de licenciatura;

d) Modelos de avaliação da percepção discente sobre o processo formativo;

e) Políticas de assistência estudantil e medidas de análise da trajetória dos estudantes por diferentes itinerários formativos com vistas a combater situações de repetência e evasão.

II - Grupos de estudos e pesquisas em avaliação da educação superior que possuam trabalhos já desenvolvidos e atuação em temas como:
a) Construção de indicadores da educação superior;

b) Propostas de aperfeiçoamentos nos instrumentos de avaliação in loco;

c) Modelos de exames e itens aplicáveis à avaliação de desempenho por meio digital;

d) Análise psicométrica dos tipos de itens de múltipla escolha atualmente adotados no Enade e/ou Revalida;

e) Análise qualitativa de questões discursivas das provas do Enade e/ou Revalida;

f) Comparação de modelos de avaliação de estudantes referenciados a norma e a critério aplicáveis à avaliação da educação superior;

g) Estudos sobre os modelos de comparabilidade de resultados de avaliações de estudantes a partir da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI);

h) Estudos para aumentar o comprometimento dos estudantes no Enade;

i) Acessibilidade nas avaliações de educação superior;

j) Modelos de avaliação em larga escala com foco nas competências docentes;

k) Modelos próprios de avaliação em larga escala para estudantes e cursos superiores de tecnologia;

l) Estudos comparados da avaliação da educação superior em outros países;

m)Estudos comparados de revalidação de diplomas médicos em outros países;

n) Outros temas relacionados à avaliação da educação superior.

3. Convidamos as instituições interessadas a enviarem breve descrição de grupos ou linhas de pesquisa relacionados aos temas listados, no campo da avaliação da educação superior, preferencialmente até 15 de maio de 2023, por meio do link: https://forms.office.com/r/HNeMmBXe9m.

4. Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do endereço eletrônico gabinete.daes@inep.gov.br. No assunto do e-mail, por gentileza colocar "Contribuições para Aperfeiçoamentos da Avaliação da Educação Superior", incluindo no corpo do e-mail breve descrição da linha de pesquisa.

5. Desde já o Inep agradece a parceira e o apoio de vossas senhorias para que juntos possamos aprimorar os processos e instrumentos de avaliação da Educação Superior

Respeitosamente,

ULYSSES TAVARES TEIXEIRA
Diretor de Avaliação da Educação Superior


OFÍCIO-CIRCULAR Nº 1142694/2023/ASS. DAES/DAES-INEP

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