Inep participa de 2º dia de missão em Portugal

28/06/2022 09:56

Inep participa de 2º dia de missão em Portugal

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 22 de junho de 2022

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 22/06/2022
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/inep-participa-de-2o-dia-de-missao-em-portugal

Presidente do Conselho de Administração da A3ES de Portugal, João Guerreiro, recebe presidente do Inep, Danilo Dupas. Crédito: Reprodução.

Na última terça-feira, 21 de junho, durante o segundo dia de missão em Portugal, a comitiva do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), liderada pelo presidente da Autarquia, Danilo Dupas, visitou a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), com o objetivo de conhecer o sistema de avaliação da educação superior portuguesa. O grupo brasileiro foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração da A3ES, João Guerreiro, e pela gestora de Procedimento, Paula Fonseca, que apresentou a agência e a metodologia de avaliação do país lusitano.

Participaram da visita a coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do Inep, Helena Albuquerque; o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior do Instituto, Ulysses Tavares Teixeira; e a assessora especial do Ministério da Educação (MEC), Eneida Bastos Paes.

Durante a reunião, a equipe do Inep foi informada que está em estudo a aplicação de critérios para medir a inovação pedagógica em maior sinergia com o mercado. O presidente Danilo Dupas solicitou a possibilidade de envolver a equipe do Instituto e os membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) nas reflexões, tendo em vista que os formulários dos atos de permanência do processo de avaliação das instituições de educação superior no Brasil estão em revisão e buscam incluir indicadores a respeito de inovação e empregabilidade no ambiente das instituições.

Dupas também propôs ao presidente do conselho de Administração da A3ES, João Guerreiro, a troca de informações técnicas para possível sinergia entre as instituições. Guerreiro aproveitou a oportunidade para apresentar à comitiva do Inep a delegação angolana, que também estava trocando experiências com o instituto português.

Ao final do encontro, em ato simbólico de agradecimento pela recepção, Danilo Dupas entregou o selo lançado em alusão aos 85 anos do Inep ao presidente e à gestora de Procedimento da A3ES.

Missão – A comitiva do Inep ficará em Portugal até a próxima sexta-feira, 24 de junho, em cumprimento a uma agenda de atividades, com o objetivo de ampliar a visão de negócios internos na educação superior internacional e identificar boas práticas adotadas no país.

A3ES – A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é uma fundação de direito privado, que tem a missão de garantir a qualidade do ensino superior em Portugal. Entre suas atividades está a avaliação e a acreditação das instituições de educação superior portuguesa e dos seus ciclos de estudos, bem como a mensuração do desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade da educação superior.
 

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia