ProfLetras incentiva a formação continuada de professores

09/05/2022 16:13

ProfLetras incentiva a formação continuada de professores

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 09 de maio de 2022

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 05/05/2022
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/profletras-incentiva-a-formacao-continuada-de-professores

Destaques | Profletras

Destaque neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, o Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) promove a formação continuada de professores de Língua Portuguesa atuantes na educação básica das redes públicas de ensino. Trata-se de uma oportunidade para educadores de base se aprofundarem na teoria sem abdicar das atividades em sala de aula. Diversos deles continuam os estudos no doutorado.

É o caso de Fabiane Lemos, professora em Três Lagoas (MS). Graduada em 2004, ela ingressou no ProfLetras em 2017 e recebeu o título de mestre, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2019. “Entrei em contato com diversos autores, diversas teorias, que ajudaram a melhorar a qualidade das minhas aulas. Os alunos sentem a diferença”, relata a hoje doutoranda em Estudos Literários, também pela UFMS. “Depois do ProfLetras, não parei mais de estudar. Os alunos da escola pública merecem professores cada vez mais capacitados”, afirma.

Outro egresso do ProfLetras que continuou sua formação é William Ferreto, mestre pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele destaca: “O ProfLetras pressupõe a percepção de alguma situação problemática da escola que precisa ser solucionada. Então, atrelado à teoria, trabalhamos um projeto de intervenção para mudar essa realidade”. Sobre a formação continuada, o professor em Franca (SP) observa que “assuntos tratados de forma superficial na graduação são aprofundados no mestrado e no doutorado”.

Fabiane e William estão entre os cerca de quatro mil pesquisadores que já foram titulados pelo ProfLetras desde 2013, ano de criação do Programa. O curso é ofertado em instituições de 19 estados e se faz presente nas cinco regiões do País. Hoje, há 583 alunos matriculados.

Acir Karwoski, coordenador-adjunto nacional do ProfLetras e pesquisador da UFTM, diz notar uma rápida evolução nos professores que entram para o curso: “Vemos que em seis meses os mestrandos começam a mudar algumas perspectivas, alguns conhecimentos fragmentados, superficiais e inconclusivos que trazem da sala de aula”. Sobre a necessidade de constante capacitação, ele afirma que “não tem um começo e um fim. Com a formação continuada, sempre aprofundamos conhecimentos. E é isso que o ProfLetras possibilita para os professores da educação básica”.

Sobre o Programa
O ProfLetras é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), ações da CAPES que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de associadas. Criado em 2009, o ProEB conta atualmente com 12 programas de pós-graduação em mestrado profissional e se encontra em 377 unidades de ensino de todo o Brasil. Ao longo desses 13 anos, a iniciativa já somou cerca de 20 mil matriculados.

Sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa
A organização intergovernamental Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), parceira oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estabeleceu, em 2009, o 5 de maio como o dia para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. A Unesco proclamou a data como Dia Mundial da Língua Portuguesa na 40ª sessão de sua Conferência Geral, em 2019.
 



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