Live apresenta módulos do Sistema Censup na terça (29)

29/03/2022 11:02

Live apresenta módulos do Sistema Censup na terça (29)

Evento virtual orientará os recenseadores institucionais sobre os módulos Docentes e Migração. Live ocorrerá às 10h, no canal do Inep no YouTube
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
Publicado em 28/03/2022 16h23

Nesta terça-feira, 29 de março, ocorrerá mais uma live do Censo da Educação Superior 2021. O evento virtual apresentará os módulos Docentes e Migração do Sistema Censup aos recenseadores e auxiliares institucionais, bem como aos representantes legais das instituições de educação superior, responsáveis pela coleta de dados da pesquisa estatística. A transmissão será às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.

O Inep passou a realizar capacitação remota dos profissionais envolvidos na coleta de dados do censo, em 2021, devido à pandemia de covid-19. Como a experiência foi positiva e atingiu um grande público — especialmente por permitir o acesso ao material a qualquer momento —, a Autarquia manteve o treinamento no formato virtual em 2022 para orientar os profissionais envolvidos na declaração das informações censitárias.

A coleta de dados do Censo da Educação Superior começou na última quinta-feira, 24 de março, e vai até 19 de agosto. Até o dia 8 de abril, os recenseadores e auxiliares institucionais devem atualizar os dados cadastrais carregados do sistema e-MEC para o Censup, referentes às instituições e aos cursos. Os profissionais precisam verificar as informações e, em caso de inconsistências, corrigi-las.

Materiais – Além de realizar lives de orientação, o Inep disponibiliza, em seu portal, materiais de apoio para os recenseadores institucionais preencherem os formulários do Censo Superior, como manuais, questionários, informativos, apresentações, modelos de arquivos de migração e tabelas auxiliares. A página do Instituto também conta com uma seção de perguntas frequentes com as dúvidas mais comuns sobre a pesquisa estatística. Todas as lives do censo ficam disponíveis no canal do Instituto no YouTube.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino da etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, assim como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o Censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Live Censo da Educação Superior – Módulos Docentes e Migração
Data: terça-feira, 29 de março
Horário: 10h (horário de Brasília)
Local: canal do Inep no YouTube

Confira o cronograma do Censo da Educação Superior 2021


Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia