Liberação do uso de máscara nas IES

28/03/2022 16:00

Liberação do uso de máscara nas IES
REVISTA ENSINO SUPERIOR • 25 de março de 2022

Fonte da Notícia: REVISTA ENSINO SUPERIOR
Data da Publicação original: 18/03/2022
Publicado Originalmente em: https://revistaensinosuperior.com.br/liberacao-do-uso-de-mascara-nas-ies/

Nesta quinta-feira, 17, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o uso de máscara deixa de ser obrigatório em ambientes fechados. Além da capital paulista, que já possui 100,1% da população adulta vacinada, outros 15 estados e seis capitais brasileiras também optaram por essa decisão, embora a vacinação não esteja completa em todo o país e a vacinação de crianças ainda esteja em curso.

Apesar de contribuir contra casos mais graves da doença, a vacina não impede a infecção do vírus, de modo que o uso da máscara possibilita uma proteção ainda maior, afirma o médico sanitarista Sérgio Zanetta, sobre a liberação em ambientes fechados. “É uma liberalidade altamente equivocada do ponto de vista científico. Há um consenso entre os estudiosos, cientistas e médicos responsáveis, no sentido de que isso não deve ser permitido”.

Instituição em São Paulo também vai liberar
No Insper, em São Paulo, contudo, a medida já em vigor também deve ser adotada, afirma Irineu Gianesi, professor e diretor de assuntos acadêmicos da instituição. “Recebemos com tranquilidade a novidade do governo do estado de retirar a obrigatoriedade e tomamos a mesma decisão dentro do insper, mas quem quiser manter, não será constrangido, o que queremos é respeitar a vontade de todos”, declara.

“Enquanto foi necessária, apoiamos o uso, agora que não é mais, também não vamos exigir”

Gianesi conta que isso se dá porque a principal exigência do Insper quanto ao retorno das aulas presenciais era a de que professores, colaboradores e alunos estivessem com o ciclo de vacinação completo e que em relação ao aspecto pedagógico, de ensino-aprendizagem, a máscara prejudica (quando a falar). “Enquanto foi necessária, apoiamos o uso, agora que não é mais também não vamos exigir”, conclui.

O Semesp defende a autonomia das instituições frente a essa decisão, enquanto elas, da educação básica ao ensino superior, preferem se submeter às decisões de seus estados. Ouça o último episódio do podcast Ensino Superior em Pauta, sobre a liberação do não uso da máscara nas IES no link: https://revistaensinosuperior.com.br/liberacao-do-uso-de-mascara-nas-ies/



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia