Portal de Periódicos ganha página mais moderna

12/11/2021 15:20

Portal de Periódicos ganha página mais moderna

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 12 de novembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 11/11/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/portal-de-periodicos-ganha-pagina-mais-moderna

Em comemoração aos seus 21 anos, nesta quinta-feira, 11, o Portal de Periódicos da CAPES apresenta uma nova interface, que facilita a pesquisa e o acesso à informação científica. Além de um novo leiaute na página inicial, a atualização traz busca e menu únicos que facilitam a procura de conteúdo do acervo, contratos e catálogos.

O espaço de treinamentos também passou por alterações: foram criados novos filtros por área e período, e agora há a possibilidade de inscrição por seleção no calendário. As mudanças foram feitas também no ‘Meu Espaço’, nos informativos, nas perguntas frequentes e demais páginas internas.

Para Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, o Portal de Periódicos contribui para o “combate às assimetrias regionais, uma vez que ele permite que pesquisadores de todo o País, tenham acesso às melhores publicações mundiais”.

Em 2021, foram 103,51 milhões de acessos aos seus conteúdos, até agosto, por usuários vinculados a 434 instituições participantes. Atualmente, a ferramenta oferece 42.435 mil títulos de periódicos em texto completo, além de diversas bases referenciadas, sendo 67 de teses e dissertações, 53 nos repositórios institucionais, 46 de obras de referência, 37 de estatísticas, 27 de livros, 16 de arquivo abertos – com monografias e documentos não seriados –, 10 de patentes, 10 de audiovisuais e duas de normas técnicas.

O Portal
Lançado em 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES foi criado como forma de melhorar o acesso ao conhecimento científico atualizado. A ferramenta é a maior base de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, e conta com informações de referência nacional e internacional em todas as áreas do conhecimento.

Sua dinâmica democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições vinculadas ao Portal podem acessar o seu conteúdo de forma remota, por meio de seu login e senha.

O Portal de Periódicos também conta com um aplicativo móvel, disponível para tablets e smartphones. Pelo Periódicos, o usuário pode realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas.
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia