STJ nega pedido da Fazenda Nacional para penhora de Fies

07/10/2021 16:46

STJ nega pedido da Fazenda Nacional para penhora de Fies

Bloqueio era para garantir pagamento de contribuição ao INSS

Por Bárbara Pombo — De São Paulo

07/10/2021 05h01 · Atualizado há 33 minutos


A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) impediu a Fazenda Nacional de penhorar R$ 1,8 milhão em recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), recebidos pela Faculdade Santa Bárbara (Faesb), situada em Tatuí, no interior de São Paulo. O bloqueio era para garantir o pagamento de contribuições previdenciárias em aberto.

É a primeira decisão do STJ que se tem notícia que impede o bloqueio de recursos para satisfazer débitos fiscais. “Impõe-se a manutenção da decisão agravada para se reconhecer que são impenhoráveis os créditos públicos destinados ao Fies, ainda que para instituição privada”, afirma em seu voto o relator, ministro Mauro Campbell Marques. O julgamento foi realizado no fim de setembro.

A instituição de ensino superior que adere ao Fies, para oferecer financiamento público a estudantes, recebe todo início do mês títulos da dívida pública emitidos pelo Tesouro Nacional - chamados de Certificados Financeiros do Tesouro. Esses títulos servem obrigatoriamente para pagar tributos federais no dia 20 de cada mês. A União recompra o montante excedente e deposita o valor em contas vinculadas na Caixa Econômica Federal (CEF) ou no Banco do Brasil, corrigido pelo IGP-M.

É sobre esse excedente que normalmente se solicita a penhora. No caso do contribuinte que obteve a decisão favorável no STJ, os débitos são antigos, referentes a contribuições previdenciárias anteriores ao período de adesão ao Fies.

Na decisão, tomada por unanimidade, Mauro Campbell Marques citou precedentes, de 2019 e 2020, da turma de direito privado do STJ, que negaram a penhora de recursos do Fies recebidos por instituições de ensino privadas para pagar dívidas com fornecedores.

“O intuito de fazer prevalecer o interesse coletivo em relação ao interesse particular justifica a previsão de impenhorabilidade dos recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, prevista no artigo 833, IX, do CPC/2015”, diz em uma das decisões a relatora, ministra Nancy Andrighi (REsp 1840737).

O dispositivo do Código de Processo Civil proíbe penhorar “os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social”.

Advogado da Associação de Ensino Julian de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara, Lauro Cavallazzi Zimmer afirma que a medida pleiteada pela Fazenda Nacional representa uma penhora de faturamento, que dificulta a continuidade da prestação do serviço educacional.

“O contrato do aluno permanece, a instituição precisa manter o aluno matriculado sem receber o recurso da mensalidade. Aí precisa atrasar o pagamento da folha, tem greve, tem evasão de aluno. É uma bola de neve”, diz. Dos cerca de 800 alunos da Faculdade Santa Bárbara, 76 estão com o Fies ativo.

 

 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia