Educação para o mundo 4.0 demanda a associação de novas práticas de ensino e aprendizagem

16/09/2021 12:01

Educação para o mundo 4.0 demanda a associação de novas práticas de ensino e aprendizagem

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 16 de setembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 16/09/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/educacao-para-o-mundo-4-0-demanda-a-associacao-de-novas-praticas-de-ensino-e-aprendizagem

Imagem: wakke.co

Promoção de maior aprendizagem, da criatividade, da inovação e do empreendedorismo, por meio da associação de práticas de ensino e aprendizagem, baseadas na incorporação de tecnologias digitais e considerando as diferentes formas e necessidades de aprender dos estudantes. Essa é a visão da educação associada ao contexto da economia 4.0, que exige novas abordagens de ensinar e aprender, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Nesse sentido, o Governo Federal por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), busca desenvolver a Educação no mundo 4.0, visando solucionar desafios como o alinhamento entre a oferta de cursos e as demandas do setor produtivo; o fomento à formação tecnológica e ao empreendedorismo; e incentivos para a implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional (FTP) no ensino médio, além da atualização do Catálogo Nacionais de Cursos Técnicos e Superiores (CNCT e CNCST, respectivamente).

Espaços físicos estruturados com tecnologias para a prática do aprender fazendo (learnig by doing), criação de projetos orientados por demandas reais do setor produtivo, aperfeiçoamento de equipes multidisciplinares e multietárias são algumas das estratégias que o MEC desenvolve para fomentar a Educação no contexto do mundo 4.0. Além disso, o Governo Federal também trabalha em busca do credenciamento de novos polos de inovação com a Embrapii. Atualmente, existem 13 unidades Embrapii alocadas em institutos federais.
 



Página 1 de 103

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Acesso restrito

Cadastre-se em nossa newsletter

Agenda

.

A FECON - Federação de Educação do Centro Oeste e Norte com a correalização dos Sindicatos SEMESG-GO, SEPE-GO, SINEPE-GO, SINEPE-MS, SINEPE-MT, SINEP-TO e SINDEPES – DF e a Covac Sociedade de Advogados, convida para um bate papo virtual, que irá abordar temas atuais que impactam o setor educacional.

.
.

Clipping de noticias

Parceiros








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia