A condução das melhores universidades do mundo no pós-covid

09/09/2021 14:28

A condução das melhores universidades do mundo no pós-covid

REVISTA ENSINO SUPERIOR • 08 de setembro de 2021

Fonte da Notícia: REVISTA ENSINO SUPERIOR
Data da Publicação original: 03/09/2021
Publicado Originalmente em: https://revistaensinosuperior.com.br/pos-covid-universidades/

Por Ellie Bothwell *: Se alguém tiver dúvidas de que o ensino superior está em um momento crucial, Brian Schmidt está aqui para esclarecer as coisas. “Veremos universidades tomando decisões de longo prazo muito ruins no calor desta crise de curto prazo. E veremos, por outro lado, as pessoas tomarem decisões realmente profundas e de longo prazo, que as recompensarão muito no futuro”, disse o vice-reitor da Universidade Nacional da Austrália (ANU) sobre como os líderes continuarão a conduzir suas instituições durante e após a pandemia de covid-19.

Entre essas decisões equivocadas, as que mais o preocupam são: 1, as universidades separando o ensino da pesquisa e 2, o subsídio cruzado da pesquisa com os lucros do ensino ou outra receita – uma tendência que ele tem percebido há muito tempo, mas os temores se tornarão ainda mais comuns como resultado da crise do coronavírus.

“As pessoas estão estressadas; elas estão tentando descobrir maneiras de economizar dinheiro e fazer consertos rápidos e não de longo prazo”, diz ele. “Temos que ter muito cuidado para não perseguir uma coisa de curto prazo por razões financeiras que, no longo prazo, não fará sentido algum”

Schmidt pinta ainda a separação entre ensino e pesquisa como uma ameaça para a sobrevivência. “Se você é uma universidade que se concentra apenas no ensino, tudo bem. Mas quando você finge ser [uma universidade de ensino e pesquisa] e não é nenhuma das duas coisas, esse é um território muito perigoso. Eu poderia facilmente ver muitas universidades se metendo em um mundo de dor. Eu vejo isso como um lugar onde elas poderiam ser facilmente substituídas por outros jogadores que entram e fazem melhor”
Antes funcionava bem e pode continuar assim

Embora tenha havido muitas mudanças, incertezas e ansiedade no setor desde o início da pandemia, vários líderes dizem que a crise também ajudou a esclarecer os aspectos do ensino superior que funcionavam bem antes da covid, os quais devem ficar ainda mais evidentes.

“Em certo sentido, a crise mostrou a linha vermelha entre o que pode ser digitalizado e o que não pode”, observa Martin Vetterli, presidente da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL). “Esta linha vermelha não está totalmente clara para tudo agora; mas antes eramuito muito confusa porque não tínhamos ideia, porém agora nos aprimoramos por esse experimento de trabalho remoto”, explica.

Anton Muscatelli, vice-reitor da Universidade de Glasgow, diz que a pandemia deixou claro que a aprendizagem ativa (que se concentra na interação dos alunos com seus professores e colegas) deve ser “ainda mais central” para a educação na instituição. Glasgow começou a acelerar esse estilo de ensino em 2016, desenvolvendo espaços no campus para encorajar e aprimorar a interação, em alguns casos por meio do uso de tecnologia, mas Muscatelli revela que os últimos 18 meses mostraram que a aprendizagem ativa “não pode ser substituída por uma aprendizagem online experiência”.

Schmidt concorda, dizendo que a educação de graduação na ANU permanecerá centrada no aprendizado no campus. “Fizemos uma pesquisa com nossos alunos e 97,5% deles querem voltar ao campus. Portanto, seria tolice jogar isso fora”, comenta.
Saber como usar e aproveitar o digital

No entanto, ele vê mais oportunidades para sacudir o ensino de pós-graduação. Embora continue a haver um programa baseado em campus, “há um verdadeiro apetite por um programa amplamente digital”, especialmente para aqueles que já estão na força de trabalho e podem querer estudar em tempo parcial para aumentar seu conjunto de habilidades”.

“Para nós, não se trata de nos livrarmos dos humanos, mas de tornar os humanos sobre-humanos. Use o digital não para obter eficiência, ou seja, para reduzir custos, mas sim aumentar a produção, tornando as coisas muito, muito melhores do que poderiam ser de outra forma”, diz Schmidt.

Outros líderes dizem que a crise enfatizou a importância das interações sociais: “O campus é um espaço social e isso não podemos fazer online”, reflete Vetterli, destacando o isolamento social entre alunos e funcionários como um dos principais problemas no último ano e meio.

“Se eu olhar para o nível de gerenciamento, por exemplo, reuniões online são boas para coisas comuns, mas não funcionam para brainstorming. Com certeza estou sentindo falta das interações naturais”, desabafa.

Dukgeun Ahn, reitor de assuntos internacionais da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul, diz que a interação social é particularmente importante para estudantes universitários no Leste Asiático porque há poucas oportunidades de aprender habilidades sociais durante a escola.

No entanto, continua Ahn, houve algumas mudanças positivas na instituição como resultado da mudança para o ensino online. Por exemplo, colocar programas internacionais de verão on-line permitiu à instituição convidar professores estrangeiros para ministrar alguns dos cursos – algo que teria sido impossível em anos anteriores, quando os cursos de seis semanas eram todos presenciais na Coréia.
Programas e boas práticas

Olhando para o futuro, o plano é que os acadêmicos internacionais ensinem remotamente por quatro a cinco semanas e depois venham ao campus nas semanas restantes. Os alunos internacionais também podem participar do programa remotamente ou pessoalmente.

“Essa situação atual nos causou muitos problemas. Mas, por outro lado, poderíamos apresentar esse tipo de oportunidade alternativa de ensino, e acredito que essa é uma boa chance para ampliarmos nossas oportunidades de educação internacional” explica Ahn.

Enquanto isso, em Glasgow, Muscatelli diz que a universidade foi capaz de acelerar e melhorar a adoção da tecnologia de realidade virtual (RV). Anteriormente, cada aluno precisava de equipamento de RV para usar na sala de aula, mas a mudança para o aprendizado online levou a instituição a fazer parceria com uma empresa para desenvolver uma maneira de usar a RV por proxy. Isso significa que apenas o professor possui um fone de ouvido de RV e o ambiente 3D é compartilhado com os alunos por meio de uma plataforma de videoconferência.

“Isso democratiza a RV porque significa que você não precisa de muitos equipamentos”, diz Muscatelli. “Em muitos aspectos, [a crise] nos permitiu acelerar e adaptar novas tecnologias de ensino que antes tinham uma barreira de entrada mais alta.” Mas Vetterli, da EPFL, acredita que a mudança para o trabalho online resultou em um benefício ainda mais fundamental: permitiu que as universidades cumprissem verdadeiramente seu papel de instituições de serviço público.

“Quando os Moocs (cursos on-line abertos e massivos, em tradução livre da sigla em inglês) foram introduzidos, as pessoas disseram: “Finalmente vamos fazer o bem para a humanidade. Temos esses campi chamativos que são bem financiados com professores famosos, e agora vamos finalmente fazer o que sempre prometemos como acadêmicos: compartilhar esse conhecimento com o mundo! E não foi exatamente assim que aconteceu”, relembra.
Prevalência do híbrido

No entanto, ele acredita que essa mudança agora ocorrerá graças à prevalência de palestras online e híbridas, que podem ser disponibilizadas para qualquer pessoa no mundo. “Na EPFL, somos uma universidade pública; as pessoas estudam essencialmente de graça, sou pago com o dinheiro dos contribuintes. Devo colocar esse conhecimento e know-how não apenas para as pessoas presentes, mas para o mundo”, diz Vetterli. “E acho que isso vai acontecer, graças à digitalização, mas também por causa dos experimentos que temos feito nos últimos 18 meses”, acredita.
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia