Cartão de confirmação do Revalida 2021 disponível

25/08/2021 14:15

Cartão de confirmação do Revalida 2021 disponível

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 25 de agosto de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 24/08/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/cartao-de-confirmacao-do-revalida-2021-disponivel

Inscrição Revalida 2021 - Como fazer? Documentos, Requisitos e Edições

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 podem conferir os locais de prova da primeira etapa. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema Revalida. O Instituto aplicará o exame no dia 5 de setembro.

No cartão, é possível confirmar o horário da prova e o número de inscrição. O documento também registra se o participante deve ser tratado pelo nome social ou contar com atendimento especializado, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação.

Login – É preciso ter o login dos portais gov.br para acessar o cartão. O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados.

O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas. Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas.

Aplicação – A aplicação da primeira etapa do Revalida 2021 ocorrerá em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os participantes realizarão duas provas escritas: uma objetiva e outra discursiva.

Perguntas frequentes e orientações – O Inep conta com páginas, em seu portal oficial, voltadas às perguntas frequentes e às orientações para o Revalida. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito do exame.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. É composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Veja o edital da 1ª etapa do Revalida 2021

Acesse o Sistema Revalida

Acesse o portal gov.br

Acesse o Perguntas Frequentes do Revalida


Confira as orientações para a primeira etapa do Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia