Novas funcionalidades do Censup estão disponíveis

06/08/2021 11:04

Novas funcionalidades do Censup estão disponíveis

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 06 de agosto de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 06/08/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/novas-funcionalidades-do-censup-estao-disponiveis

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou novas funcionalidades no Sistema Censup, nesta quinta-feira, 5 de agosto, e realizou uma live para apresentar as funções aos recenseadores e auxiliares institucionais. Durante o encontro, o Inep também atualizou os representantes das instituições a respeito do cronograma do Censo da Educação Superior 2020. Os novos prazos serão oficializados por meio de portaria a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A live contou com as presenças dos diretores de Estatísticas Educacionais e de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto, Carlos Eduardo Moreno Sampaio e Daniel Miranda Pontes Rogerio, respectivamente. O coordenador-geral de Sistemas de Informação, Humberto Mattos Carvalho, e a coordenadora-geral do Censo da Educação Superior, Kátia Cristina da Silva Vaz, também participaram do encontro virtual, no qual foram esclarecidas questões relacionadas aos ajustes de cronograma e ao aperfeiçoamento do Sistema Censup.

Funcionalidades e Módulos – Foram disponibilizadas as novas funcionalidades Migração de curso; Migração de aluno; Apagar dados de docente e de laboratório; Verificação de erro de instituição e Verificação de erro de curso. Como a coleta do Censo Superior começou em 1º de março, o Inep já havia disponibilizado, anteriormente, os módulos Cadastro do Recenseador Institucional, Instituição de Educação Superior, Curso, Docente e Aluno.

Cronograma – Com a alteração no cronograma a ser oficializada, os prazos do censo serão estendidos. As instituições de educação superior terão até 17 de outubro para declarar as informações no Censup. O prazo previsto anteriormente iria até 16 de julho. Os períodos para realizar os demais procedimentos também serão prorrogados oficialmente a partir da publicação da portaria que retificará o cronograma.

Material de apoio – No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do censo. O Instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além de perguntas frequentes, informativos e apresentações.

Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Acesse o Sistema Censup

Veja a live sobre o cronograma do Censo Superior 2020 e sobre as novas funcionalidades do Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Acesse os manuais de preenchimento

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia