Pesquisa ressalta importância de engajamento

03/08/2021 16:00

Pesquisa ressalta importância de engajamento

REVISTA ENSINO SUPERIOR • 02 de agosto de 2021

Fonte da Notícia: REVISTA ENSINO SUPERIOR
Data da Publicação original: 30/07/2021
Publicado Originalmente em: https://revistaensinosuperior.com.br/pesquisa-engajamento/

Um dos destaques dessa pesquisa, da qual participaram 4.830 respondentes de 474 instituições do ensino superior do Brasil, é que mais de 90% destas instituições entendem que a tecnologia melhora a qualidade do ensino; 68% opina que o modelo de aprendizagem híbrida oferece benefícios educacionais superiores ao modelo apenas presencial, sem tecnologia; e 90% afirma que, em relação à tecnologia, é mais positiva após a crise causada pela covid-19. Além disso, mais de 92% dos respondentes acreditam que instituições de ensino precisam se transformar digitalmente para permitir o crescimento futuro.

“O resultando da pesquisa mostra o engajamento como algo importante, colocar o aluno como centro da aprendizagem, o que é natural para quem já é versado em tecnologia, mas percebe-se que elas estão redescobrindo a maneira de ensinar”, diz o diretor-regional da D2L, Peterson Theodorovicz, responsável pela pesquisa.

A estratégia de transformação digital no Brasil parece ser multifacetada, com 62% apontando a introdução de novos conteúdos para oferecer experiência mais envolvente; 57% falam da necessidade de novas tecnologias para melhorar a experiência de aprendizagem digital; e 55% declaram que a transição digital levou ao bom uso das ferramentas síncronas.

Mas como operar em situações que vão além da capacidade de atuação do setor privado? O principal obstáculo para a transformação digital na América Latina segundo a pesquisa, é o acesso dos alunos à internet e aos dispositivos digitais (45%) e o custo da transformação no Brasil (35%). Diante disso, para Theodorovicz, a solução não tem como ser outra senão parcerias público-privadas.

“É isso o que falta no Brasil. As empresas também podem assumir essa responsabilidade da transformação digital, isso existe muito lá fora, não esperar que o poder público tome a frente para resolver problemas estruturais do nosso país, principalmente quando eles dizem respeito ao futuro da educação”, enfatiza.
Habilidade digital dos docentes

Já ao chamar a atenção para a lacuna de habilidades digitais entre acadêmicos, as instituições da América Latina estão ecoando um problema que foi citado por universidades em todo o mundo enquanto tentam implementar uma estratégia de transformação digital. Evidentemente, os educadores acharam a adoção de alguns novos modos de ensino mais fácil do que outros, mas em linhas gerais os entrevistados da América Latina indicam que a transição para o aprendizado online vem com seus desafios, com a maioria das respostas (35%) descrevendo-a como “um tanto difícil”.
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia