Programa Novos Caminhos abre mais 800 vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional

03/08/2021 15:59

Programa Novos Caminhos abre mais 800 vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 02 de agosto de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 02/08/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/programa-novos-caminhos-abre-mais-800-vagas-em-cursos-tecnicos-e-de-qualificacao-profissional

Programa Novos Caminhos 2021: Veja informações atualizadas e saiba como participar - Secretaria da Educação

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) repactuou 800 vagas com a Universidade de Rio Verde (UniRV) para a oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas no portal da instituição. Todos os 8 cursos ofertados serão realizados na modalidade a distância. Poderão participar do processo seletivo para os cursos técnicos os estudantes que já tenham concluído o ensino médio. Para os cursos de qualificação profissional poderão se inscrever os estudantes que já tenham 15 anos completos.

A iniciativa faz parte da repactuação de vagas do Programa Novos Caminhos e está com 500 vagas abertas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em assistente em contabilidade, vendedor, espanhol básico, auxiliar de secretaria escolar e recepcionista de evento. Outras 300 vagas estão abertas para os cursos técnicos em comércio, administração e serviços públicos. A UniRV disponibilizou dois editais para seleção dos estudantes interessados em participar do processo seletivo. Para acessar o edital de oferta dos cursos FIC, que possuem em média 160 horas de carga horária, clique aqui. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de agosto. Já para acessar o edital do processo de seleção dos cursos técnicos clique aqui. Os participantes têm até o dia 2 de agosto para finalizar a inscrição.

A oferta de cursos técnicos se dará na modalidade subsequente, em que os estudantes já devem ter concluído o ensino médio. Os candidatos devem optar por apenas um curso no ato da inscrição e podem acompanhar o resultado da seleção previsto para ser publicado no dia 9 de agosto. A previsão de início das aulas para os estudantes selecionados é dia 23 de agosto.

Os interessados em participar dos cursos de qualificação profissional devem realizar a inscrição até o dia 9 de agosto e acompanhar a publicação do resultado no site da UniRV, prevista para o dia 17 de agosto. As aulas devem começar no dia 1º de setembro.

É muito importante que os candidatos leiam o edital e sigam todas as orientações.

Novos Caminhos

Em 2019, o Governo Federal lançou o programa Novos Caminhos. Desde então, para fazer frente aos desafios e oportunidades identificadas a partir dos diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a EPT, o MEC estruturou uma agenda estratégica para implementar o Programa. Entre as ações que têm sido realizadas para o fortalecimento da EPT, a oferta de vagas para qualificação de diversos públicos tem sido um grande diferencial para inserção socioprodutiva de milhões jovens e trabalhadores e, também, para a alavancagem da produtividade e competitividade de diversos setores da economia.
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia