CAPES divulga novo guia de internacionalização

13/07/2021 11:50

CAPES divulga novo guia de internacionalização

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 13 de julho de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 13/07/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-divulga-novo-guia-de-internacionalizacao

Imagem: Ministério da Educação

A CAPES divulgou novo Guia sobre o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, dentro da proposta de aceleração da internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. O documento ajuda as instituições de ensino superior (IES) do País a planejarem o início de suas ações no exterior ou melhorar atividades já em andamento.

O guia responde ao desafio de aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas no Brasil e gerar oportunidades para professores, alunos e egressos brasileiros. A CAPES pretende também preparar um Plano Estratégico para os Acordos Internacionais, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional.

O novo guia foi elaborado a partir de experiências bem-sucedidas de instituições participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Além disso, políticas anteriores de incentivo, desenvolvidas com parceiros, e o acompanhamento da supervisão promovida pelo American Council of Education - ACE-LAB com a Fulbright, também serviram de fonte para o novo documento.

Internacionalização
Há mais de 40 anos, a CAPES mantém parcerias internacionais em diversas áreas acadêmicas e científicas. Atualmente, são 73 acordos de cooperação com 36 países. Mais de três mil bolsistas desenvolvem, no momento, seus estudos no exterior com recursos da Fundação.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia