MEC promove webinário sobre a revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros

21/05/2021 16:07

MEC promove webinário sobre a revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 21 de maio de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 20/05/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-promove-webinario-sobre-a-revalidacao-e-reconhecimento-de-diplomas-estrangeiros


O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na última terça-feira (11), o Webinário: Política de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros. Participaram da mesa de abertura do evento o secretário executivo do MEC, Victor Godoy; o secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas; o diretor de avaliação da CAPES, professor Flávio Camargo; o presidente da Andifes, Prof. Edward Madureira Brasil; e a assessora internacional do MEC, Débora Cristina Soares Santos.

Victor Godoy, em sua fala inicial, explanou sobre a importância de se discutir o tema. “Se a gente der uma olhada nos dados, desde 2017 até 2021, nós temos mais de 15.358 solicitações de revalidação e reconhecimento de diplomas, mostrando que é uma demanda bastante relevante, que recai sobre o sistema de ensino brasileiro”, afirmou.

O evento foi dividido em duas etapas e teve como principais objetivos a divulgação da Política Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros e a orientação às Instituições de Ensino Superior quanto ao uso da Plataforma Carolina Bori. Na primeira, que aconteceu no período da manhã, foi apresentado o processo de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros no âmbito da educação superior e sua estrutura normativa. Já na segunda etapa do evento, na parte da tarde, o foco foi em informar as funcionalidade da Plataforma Carolina Bori e o acesso ao portal.

Wagner Vilas Boas falou sobre a importância de se ter conhecimento sobre a Plataforma Carolina Bori, o que ainda não é realidade no campo do ensino superior. “Muitas pessoas não têm conhecimento da existência da Plataforma, que é uma ferramenta tecnológica de apoio à implantação da Política Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas”, afirmou o secretário.

Nesse mesmo sentido, o presidente da Andifes ressaltou: “O que a gente percebe é que a desinformação está presente por toda a sociedade, então é necessário que as universidades incorporem essa política. A Plataforma Carolina Bori é um avanço extraordinário, mas talvez falte, justamente, eventos como esse para que isso seja mais absorvido”.

O diretor de avaliação da CAPES também reafirmou a importância do evento para equalizar os entendimentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e de outros importantes documentos que dizem respeito à política de revalidação de diplomas estrangeiros.

Por fim, a assessoria internacional do MEC afirmou que o tema do webinário é frequentemente discutido em fóruns internacionais. “A questão da revalidação e reconhecimento de títulos também é um tema-chave na discussão da internacionalização do ensino superior, tanto na graduação como na pós-graduação”, relatou Débora Santos.

A live do evento na íntegra pode ser acessada em: https://youtu.be/a8CBgZfHrFw
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia