Equipe do Inep começa a entregar cargos após demissão de coordenadora de avaliação de cursos de graduação

28/04/2021 14:57

Equipe do Inep começa a entregar cargos após demissão de coordenadora de avaliação de cursos de graduação

GLOBO • 28 de abril de 2021

Fonte da Notícia: GLOBO
Data da Publicação original: 28/04/2021
Publicado Originalmente em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/crise-do-mec-equipe-do-inep-comeca-entregar-cargos-apos-demissao-de-coordenadora-de-avaliacao-de-cursos-de-graduacao-24992117


BRASÍLIA — Depois da exoneração a coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Sueli Macedo Silveira, integrantes da equipe colocaram os cargos à disposição. Fontes informaram ao GLOBO que pelo menos quatro subordinados diretos, que ocupavam cargos comissionados na área, começaram a pedir para deixar o setor.

Segundo fontes, até o momento, quatro pessoas já teriam colocado o cargo à disposição por não concordarem com a saída da pedagoga, muito respeitada no ambiente acadêmico. Servidora de carreira, Silveira estava no setor de avaliação desde 2008 e, oito anos depois, assumiu a coordenação da área. Procurada pelo GLOBO, ela não quis comentar o caso. A exoneração, determinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira.

No lugar dela, assume a médica veterinária Helena Cristina Carneiro Cavalcanti de Albuquerque. Com doutorado e mestrado em Ciências Animais pela Universidade de Brasília (UnB), ela foi coordenadora-geral de Programas Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até 2018. O setor reunia todos os programas de cooperação internacional da fundação.

O pastor e professor tem promovido mudanças na gestão e na atuação do Inep, sobretudo na área que era ocupada por Silveira, responsável por avaliar instituições de ensino superior do Brasil, além de credenciar e reconhecer cursos de graduação. Considerada sensível dentro do instituto, o setor pode trocar a ordem das avaliações e também os avaliadores.
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia