Exclusivo: empresas registram queda no número de ideias geradas para inovar desde o início do ano

31/03/2021 16:47

Exclusivo: empresas registram queda no número de ideias geradas para inovar desde o início do ano

WHOW • 31 de março de 2021

Fonte da Notícia: WHOW

Data da Publicação original: 30/03/2021

Publicado Originalmente em: https://www.whow.com.br/consumo/exclusivo-empresas-registram-queda-no-numero-de-ideias-geradas-para-inovar-desde-o-inicio-do-ano/

Em uma parceria exclusiva do portal Whow! com a Fundação Dom Cabral, abordamos mensalmente os resultados do relatório do Observatório da Inovação do Centro de Referência de Inovação da instituição, desde o início de 2021.

E os números referentes ao mês de março apontam para uma queda de oito pontos percentuais no número de ideias criadas para inovar nas organizações. O dado aparece na comparação do mês de janeiro com março.

Este é um raio-x da movimentação de 14 das 37 empresas conectadas à FDC (Aevo, Alelo, Amazon, Andrade Gutierrez, ArcelorMIttal, Banco do Brasil, Bancoob, Deloitte, Embraer, Embrapa, Endeavor Brasil, Fapemig, FDC, FIESC, Grupo Águia Branca, Hydronorth, IBM, IRB BrasilRE, Jacto, KUNUMI, Localiza, Mercedes-Benz, MRV Engenharia, Nexa, Oxiteno, Petrobras, Pottencial Seguradora, Prosegur, Quantum4, Spassu Tecnologia, Raja Valley, Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento, Subsea 7, Time-Now, Vale, Votorantim e Vix), com dados coletados na primeira semana de cada mês, destacando as expectativas das empresas e as suas perspectivas para a inovação no Brasil.

Queda na receita líquida advinda da inovação

Além do recuo de oito pontos percentuais no número de ideias desenvolvidas para inovar, entre janeiro e março deste ano, dados acumulados do relatório também indicam uma queda de um ponto percentual na expectativa das empresas entrevistadas no quesito “Receita líquida para investimentos em inovação”, passando de 5%, em janeiro, para 4%, em fevereiro e março. E ainda aparece uma diminuição de cinco pontos percentuais no aspecto dos “Recursos distribuídos em inovação tecnológica”, de 35% para 30%, no mesmo período.

Em um contraponto, o estudo do Centro de Referência em Inovação Nacional da FDC, houve um aumento de cinco pontos percentuais no quesito recursos distribuídos em inovação de processos, mais dois pontos percentuais em ganhos de produtividade nos processos internos e outros dois em receitas advindas de novos produtos e serviços.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Imagem do relatório de março do Centro de Referência em Inovação Nacional da Fundação Dom Cabral.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Crescimentos no médio prazo

A expectava até o final de 2021, entre as 14 empresas entrevistadas, não sofreu grandes alterações desde o início de 2021. Entre os principais destaques estão que, estas corporações indicam que vão aumentar em 70% o número de ideias geradas ao longo deste ano em comparação com 2020, querem aumentar a satisfação dos clientes em 50% e vão incrementar em 45% a aquisição externa de fontes de inovação.

Já para 2022 existem variações consideráveis para inovar, sendo as três maiores: dez pontos percentuais de aumento na satisfação dos clientes (de 50% para 60%); cinco pontos percentuais na velocidade de desenvolvimento para inovações (de 35% para 40%); e três pontos percentuais em receitas com novos clientes (de 3% para 6%).

 


Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia