FIES não aceita inscrição após estudantes cancelarem bolsas no ProUni

18/02/2021 14:46

FIES não aceita inscrição após estudantes cancelarem bolsas no ProUni

SBT • 18 de fevereiro de 2021

Fonte da Notícia: SBT
Data da Publicação original: 15/02/2021
Publicado Originalmente em: https://www.sbt.com.br/jornalismo/primeiro-impacto/noticia/161179-fies-nao-aceita-inscricao-apos-estudantes-cancelarem-bolsas-no-prouni


Estudantes brasileiros tiveram de cancelar a bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) para prosseguirem com o pedido de bolsa no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). No entanto, eles não estão conseguindo concluir a inscrição.

Sem saber o que fazer, os alunos têm medo de perder o ano letivo, já que não têm condições de pagar uma universidade particular.

"Estou acompanhando todos os dias no site do Ministério da Educação (MEC) e nada [acontece]. Sempre a mesma resposta para acompanhar o protocolo. Não tenho resposta nenhuma, foi um tiro no escuro", conta Caroline Grossi.

No dia 3 de fevereiro, a jovem foi pré-selecionada pelo FIES no curso de odontologia em uma universidade em São Paulo. Ao tentar se inscrever, recebeu a informação de que teria que cancelar a matrícula na instituição em que já era aluna com bolsa integral.

Porém, no dia 5, após efetivar o cancelamento do antigo curso, ela não conseguiu proceder com a inscrição no FIES. "Eu tenho medo de ficar sem estudar. Consegui por mérito meu, mas posso ter estudado para nada", lamenta.

"A partir do momento em que o FIES orienta a pessoa a se desligar de um curso pago pelo ProUni, ele assume toda responsabilidade", explica Rodrigo Canda, especialista em direito público.

"O caminho mais curto para quem está em desespero: conversar com a própria instituição, promover a matrícula e ingressar com mandado de segurança enquanto o MEC não dá resposta para esse aluno", orienta Canda.

"Eu já tinha cancelado a bolsa, mas ainda consta lá, mesmo após eu ter enviado para eles, não tenho uma resposta. Estou com medo de não continuar meus estudos", afirma a estudante Érica Almeida. Ela fazia psicologia, mas foi contemplada pelo financiamento e estava prestes a iniciar o curso de enfermagem.

"Estou tendo dificuldade para dormir. Já sou ansiosa e tomo remédio. Estou sem chão", desabafa.

"O indicado para esse caso é que entrem com um mandado coletivo. A educação é um direito adquirido desses candidatos", completa o especialista.

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia