Competências do professor do futuro. Como aderir?

02/02/2021 11:03

Competências do professor do futuro. Como aderir?
REVISTA ENSINO SUPERIOR • 01 de fevereiro de 2021

Fonte da Notícia: REVISTA ENSINO SUPERIOR
Data da Publicação original: 29/01/2020
Publicado Originalmente em: https://revistaensinosuperior.com.br/competencias-professor-futuro/

Competências tecnológicas do professor do futuro | J. L. Gregório

Durante boa parte da minha trajetória profissional, passei o final de cada ano e início do seguinte preparando as semanas de planejamento e capacitação de professores. Quem está nos bastidores desses eventos sabe dos desafios da organização, especialmente em grandes instituições. Esta experiência, no entanto, me mostrou que a maior dificuldade não está no orçamento apertado, no atraso de algum fornecedor, na ausência de um palestrante ou na queda de energia na cerimônia de abertura. Longe dos problemas operacionais que sempre dão um frio na barriga, está a efetividade e o resultado prático desses encontros.

Como as capacitações e formações continuadas contribuem para o desenvolvimento da prática pedagógica e melhoram a experiência de aprendizagem dos estudantes?

Poucas vezes encontramos a resposta para esta pergunta. E, um dos motivos é porque, por mais que as instituições tenham alguns indicadores para avaliação da performance docente, nem sempre conseguem estruturar seus resultados para gerar feedbacks efetivos com o planejamento de ações para melhoria.

Certamente, nenhum professor deseja ser um péssimo profissional. Nenhum professor fica feliz com uma aula ruim ou com alunos desatentos. O que acontece é que nem sempre, está muito claro o que pode ser feito, ou seja, poucas vezes o professor sabe o que fazer para melhorar.

Por outro lado, as capacitações oferecidas atendem aos professores de maneira genérica, não reconhecendo as dores e fragilidades individuais e diárias da sala de aula. O sentimento de frustração e perda de tempo, infelizmente, é muito comum nestes encontros e muitos professores não se sentem estimulados a participar, muito pelo contrário, sentem-se “obrigados” comportando-se como seus alunos mais preteridos.
Mapeamento

O desconhecimento das competências necessárias para atuar em sala de aula também é um desafio. Acreditar que um bom professor é o que tem vasto repertório técnico é relevante, porém isso não é o essencial.

Habilidades metodológicas, socioemocionais, analíticas e digitais vêm sendo cada vez mais requeridas para a profissão docente. Na verdade, em muitas outras profissões.

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial (2020) sobre o futuro dos empregos, as principais competências para o profissional do futuro nos próximos cinco anos serão o pensamento analítico e inovação, aprendizagem ativa, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.

Sendo o professor o profissional que forma todas as outras profissões, como poderá ajudar a desenvolver as competências do profissional do futuro nos seus alunos se, muitas vezes, ele não as possui?

Toda esta realidade me levou a pensar em alternativas viáveis e efetivas para a formação. Alternativas que trouxessem um olhar particular, gerassem dados, permitisse a autoanálise e auxiliassem na indicação de soluções.

Nesta perspectiva, um primeiro passo é mapear as competências docentes a partir do diagnóstico, da aderência, considerando as principais fragilidades e fortalezas dos professores da instituição. O mapeamento dessas competências contribui para a orientação do processo de admissão, promoção da integração do novo professor à cultura institucional, desenho de indicadores internos de performance e o planejamento de ações de formação continuada.
As competências do professor do futuro

Olhar para as mudanças que a revolução tecnológica tem trazido ao cenário educacional, mobiliza a revisão de currículos, metodologias e estratégias além das habilidades e competências docentes. No quadro a seguir, apresento as competências divididas em quatro grandes áreas: digital, metodológica, analítica e socioemocional. Veja, no quadro, como elas se manifestam no professor dos próximos anos:

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia