Mutações do coronavírus freiam reabertura de escolas em países da Europa

29/01/2021 16:02

Mutações do coronavírus freiam reabertura de escolas em países da Europa
UOL • 29 de janeiro de 2021

Fonte da Notícia: UOL
Data da Publicação original: 29/01/2020
Publicado Originalmente em: https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2021/01/29/mutacao-do-virus-freia-reabertura-em-paises-da-europa.htm

Menina indo para escola com máscara de proteção contra o coronavírus - iStock

Mutações do coronavírus têm freado o movimento de reabertura das escolas na Europa. Relatório do Banco Mundial aponta que 720 milhões de crianças continuam afetadas pelo fechamento total ou parcial dos colégios, número maior do que o observado em novembro, de 693 milhões.

Nos últimos dias, nações europeias reconsideraram a segurança de reabrir escolas. Segundo o Banco Mundial, "muitos países na Europa começam este ano estendendo o fechamento das escolas em parte por causa das preocupações sobre as cepas mais transmissíveis da covid-19".

Em Portugal, o governo determinou em 21 de janeiro o fechamento de escolas e universidades por 15 dias. A Alemanha também anunciou extensão do lockdown até 14 de fevereiro e o prosseguimento do ensino remoto.

O Reino Unido, que enfrenta pico da nova variante da covid-19, também suspendeu aulas na escola. Na terça-feira (26), o ministro da Educação, Nick Gibb, disse que a decisão de quando reabrir depende das taxas de internação, mortalidade, vacinação e "do desafio que as novas variantes trazem".

Na Bélgica, onde uma em cada cinco contaminações é detectada em crianças e adolescentes, o ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, disse que "a vida na escola pode se tornar fonte de contaminação".

Para Claudia Costin, ex-diretora de Educação do Banco Mundial, os países vivem "momento complicado da pandemia", mas o movimento na Europa pode dar pistas para ações mais customizadas no Brasil.

"Portugal e Reino Unido estão abrindo escolas para as crianças em vulnerabilidade. Tem uma tendência na Europa de ter um olhar para a equidade", afirmou.

Mais do que decisões binárias, de abrir ou fechar escolas, Claudia diz que é preciso que as redes brasileiras façam o mapeamento de grupos vulneráveis e planejem o atendimento presencial prioritariamente a estes. E, mesmo em fases mais restritivas, as unidades podem ficar abertas para plantão de dúvidas, entrega de atividades e até receber denúncias.

"Deixar escolas abertas, em um período em que não há segurança para ter aulas, para ter um polo de contato, é fundamental", declarou.

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia