77% dos Universitários Brasileiros pensam em empreender, diz pesquisa

09/12/2020 14:19

77% dos Universitários Brasileiros pensam em empreender, diz pesquisa
ABMES • 09 de dezembro de 2020

Fonte da Notícia: ABMES
Data da Publicação original: 05/12/2020
Publicado Originalmente em: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/4121/77-dos-universitarios-brasileiros-pensam-em-empreender-diz-pesquisa

Durante os meses de outubro e novembro de 2020, o Fala!Universidades, startup brasileira especializada em universitários, entrevistou 500 alunos de 47 universidades públicas e privadas, com idade entre 17 e 25 anos, nas cinco regiões do país, para entender a relação dos jovens que estão no ensino superior com o empreendedorismo, o ecossistema digital e a internet como plataforma de negócios.

Quando questionados se já pensaram em empreender, 77% dos universitários entrevistados responderam que "sim", e 35% ainda pretendem empreender durante o período da faculdade. Se dividirmos esses universitários entre instituições públicas e privadas, a diferença é pequena: 80% dos universitários de faculdades privadas e 70% de faculdades públicas desejam empreender.
Neste ano, com o cenário de pandemia e com a mobilidade comprometida de grande parte dos consumidores em todo o mundo, as compras realizadas pela internet, em lojas e-commerce e feitas em aplicativos de compra ganharam ainda mais força e espaço na vida das pessoas, incluindo consumidores da terceira idade.

Seguindo essa tendência global, quando questionados sobre o modelo de negócio desejado, 73% dos jovens universitários apostam em modelos híbridos ou totalmente digitais.

“Sempre achei que eu me encaixava mais com um perfil de startup, um lado mais digital. Acredito que o mundo digital traz mais oportunidades para o seu negócio, independente do ramo de atividade”, afirma Guilherme Grecco Ribeiro, aluno do 6º semestre de Administração na ESPM.
Por outro lado, o medo de empreender assombra claramente os universitários por não se verem preparados para gerir seu próprio negócio, apontando um déficit de educação nas áreas de Administração de Negócios e Gestão de equipe em sua formação.

Entre os universitários entrevistados, 79% dizem ter medo de empreender. Se divididos os grupos em instituições públicas e privadas, o cenário apresenta pouca mudança: 87,5% de universitários de faculdades públicas e 77% de faculdades privadas afirmaram ter esse medo.

Entre os universitários que demonstram medo de empreender, 53% dizem que seu maior medo é não saber administrar sua empresa, e 8,5% possuem medo de não saber liderar a equipe para o crescimento. Por outro lado, 21% afirmam que não têm medo e se veem preparados para encarar o desafio.

Este cenário de medo, insegurança e sensação de despreparo para empreender que vivem os universitários reflete a realidade dos empreendedores brasileiros em um panorama geral, como aponta um estudo realizado em 2019, pelo IBGE, detectando que após 5 anos de vida, 6 a cada 10 empresas fecham no Brasil.
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia