Durante visita a Goiânia, ministro da educação defende retomada das aulas infantis em 2021

28/10/2020 09:00

Durante visita a Goiânia, ministro da educação defende retomada das aulas infantis em 2021

Milton Ribeiro disse que o governo federal tem contribuído para que as escolas estejam preparadas no próximo ano para a volta presencial, mesmo que escalonada. Secretária Fátima Gavioli diz que retomada ocorrerá apenas quando COE garantir segurança. Caso não ocorra este ano, apenas em 18 de janeiro de 2021


Ministro da educação, Milton Ribeiro (Foto: Diomício Gomes)

O ministro da educação, Milton Ribeiro está em Goiânia para agenda diversa neste sábado, aniversário de Goiânia. Entre os compromissos, se reuniu com representantes de secretarias de educação estadual e municipais. Questionado sobre a retomada das aulas presenciais nas instituições federais de ensino, ele disse que ainda não é possível saber quando ocorrerá. “De maneira remota praticamente todas as unidades já retomaram. Mas você olha o mundo inteiro e todo mundo enfrenta essa luta da retomada. Será que deve, não deve, como, quando? Estamos aprendendo juntos.” O ministro diz, no entanto, que pelo menos as crianças devem voltar às salas de aula no ano que vem, mesmo que de maneira escalonada.

“O que nós queremos é retomar para que no ano que vem, pelo menos as crianças possam continuar no ritmo. Foi uma interrupção muito grande na vida das crianças, (queremos fazer a retomada) nem que seja parcial.” Ele ainda destacou que, o governo federal tem atuado para isso. “Nós, do MEC, distribuímos 535 milhões de reais para as escolas, com o Programa Dinheiro Direto na Escola, para que tenham condições a mais para comprar equipamentos de proteção individual, insumos e o que mais for necessário. O governo federal está fazendo de tudo para retomar.”

Secretária de educação, Fátima Gavioli disse que o retorno das aulas presenciais em Goiás só vai ocorrer quando o Centro de Operações de Emergência (COE) em Saúde Pública de Goiás e a Secretaria de Saúde garantir que não há mais riscos de faltar leitos, respiradores e que está sob controle a circulação do vírus. Se caso isso não seja possível, Goiás vai fechar o ano letivo de maneira remota e vai retomar as aulas presenciais em 18 de janeiro de 2021 e vai trabalhar um período presencial e outro com as tecnologias para poder repor o que eles perderam este ano.

Sobre o repasse de recursos para as instituições federais, o ministro afirmou que o governo federal não tem dinheiro. “O dinheiro que temos vem dos impostos, que sofreu impacto com a pandemia. E o que vamos fazer? Simplesmente tentar fazer a melhor divisão possível e aproveitar esses recursos da melhor maneira possível. Não tem muito a se falar sobre isso.” Ele ainda disse que de uma maneira muito equilibrada vai atender as prioridades no governo.

Fonte: Jornal O Popular
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia