Mais de oito milhões de estudantes não tiveram atividades escolares em julho, segundo IBGE

21/08/2020 13:45

Mais de oito milhões de estudantes não tiveram atividades escolares em julho, segundo IBGE

G1 • 22 de agosto de 2020
Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 20/08/2020
 
Íntegra da notícia abaixo:
Acesso limitado à internet e falta de equipamentos dificultam ensino remoto no Brasil. — Foto: Reprodução/Pixabay
 
Mais de oito milhões de alunos que deveriam estar estudando durante a pandemia não tiveram atividades escolares em julho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O número corresponde a 19,1% dos estudantes de 6 a 29 anos. Eles não incluem estudantes que estiveram em férias no período que, de acordo com o IBGE, eram 4 milhões (8,9%). Outros 32,6 milhões tiveram acesso às atividades escolares (72%).
 
“A pesquisa mostra grandes diferenças entre as regiões do país. No Norte, quase 40% dos estudantes do ensino fundamental e quase metade dos [alunos] do ensino médio ficaram sem atividades escolares em julho", afirma Maria Lúcia Vieira coordenadora da pesquisa.
 
"Quanto menor a renda da família, maior o percentual de estudantes que não tiveram atividades escolares durante a pandemia”, observa. No Sul, 91,7% dos que estavam no fundamental e quase 90% dos estudantes do ensino médio realizaram atividades escolares.
 
Aulas suspensas
 
As aulas presenciais estão suspensas desde março em todo o Brasil e, na maioria dos estados, ainda não há previsão de reabertura das escolas.
 
Apesar do período prolongado -- já são cinco meses de escolas fechadas -- 79% dos brasileiros afirmam que as escolas devem continuar fechadas por mais dois meses, para não agravar a pandemia, segundo pesquisa Datafolha. Mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio estudam na rede pública.
 
O Ministério da Educação (MEC) afirmou no início do mês que não sabia quantos alunos tinham acesso às atividades remotas durante a pandemia. Um balanço divulgado pelo G1 apontou que 60% dos estados monitoram as atividades remotas. Os índices mostram que as aulas on-line não são acompanhadas por todos os alunos.
 
Nesta quarta (19), presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou que o governo federal desse assistência financeira para que Estados e municípios promovessem o ensino remoto. Ele vetou também a autorização para que recursos da merenda escolar fossem transferidos para pais e responsáveis dos estudantes durante a pandemia. A medida era defendida por especialistas para garantir uma alimentação adequada às crianças, especialmente aquelas em vulnerabilidade social.
 
Compartilhe
 
Notícias recentes (+)
24 de agosto de 2020
 
Simulação aponta que até 46% de alunos e professores podem ser infectados dois meses após volta às aulas na cidade de São Paulo
 
24 de agosto de 2020
 
A opção equivocada do governo de privilegiar a Defesa em vez da Educação
 
22 de agosto de 2020
 
77% dos alunos se sentem tristes na pandemia, aponta pesquisa
 
 
 


Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia