Evasão escolar no Brasil: Conheça as causas, consequências e soluções

13/08/2020 17:28

 Evasão escolar no Brasil: Conheça as causas, consequências e soluções

NOTÍCIAS CONCURSOS • 13 de agosto de 2020
Fonte da Notícia: NOTÍCIAS CONCURSOS
Data da Publicação original: 11/08/2020
 
Íntegra da notícia abaixo:
Conheça agora as principais causas da evasão escolar - Escolaweb
 
A evasão escolar é uma realidade ainda muito presente no Brasil. Milhões de brasileiros, afetados por inúmeros fatores sociais e econômicos, largaram os estudos em alguma etapa da vida.
 
Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 20% dos 50 milhões de brasileiros com idade entre 12 e 29 anos, ou seja, ao menos 10 milhões de pessoas não terminaram alguma etapa do currículo escolar básico.
 
Evasão Escolar – Causas e consequências
 
Conforme dados levantados pelo IBGE o Brasil mostrou algumas melhoras, mas ainda mantém um índice alto de jovens que largam os estudos.
 
Isso tudo demonstra que diversos fatores podem ser determinantes para o abandono dos estudos:
 
Primeiros anos estudantis podem estar relacionados:
Distância da residência até a escola
Falta de transporte escolar
Falta de um responsável para levar e buscar a criança na escola
Trabalho infantil
Já quando a criança está no nível médio outros fatores podem ser determinantes, como:
Gravidez na adolescência
Necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas de casa
Não conseguem conciliar o trabalho e os estudos
Bullying
Falta de interesse
 
Outro número importante foi o levantamento feito e constatado que o Brasil tem 11 milhões de analfabetos e mais da metade dessa população está presente na região nordeste.
 
Vale dizer, que a maioria dos estudantes que abandonam os estudos tem uma grande dificuldade para retomada, pois no geral apresentam baixa auto-estima, o que pode dificultar relações pessoais e profissionais.
 
Com isso, a entrada no mercado de trabalho é ainda mais difícil e se conseguem algum trabalho geralmente é algum bico que em grande parte oferece baixa remuneração.
 
Como foi dito, a evasão escolar pode ser causada por diversos fatores e ajuda a aumentar ainda mais a desigualdade social. A falta de infraestrutura, informação, saúde, educação, saneamento básico, segurança, entre outros corroboram ainda mais para o aumento do índice.
 
Evasão escolar – Soluções
Muitos fatores colaboram para o alto índice de evasão escolar no país. E por isso, tem que se avaliar formas de conseguir introduzir essas pessoas de volta à escola.
 
Segundo especialistas, o panorama pode ser mudado com inclusão social, saúde, geração de empregos e renda para a população mais pobre.
 
Um desafio e tanto para um país que foi atingido em cheio pela pandemia do novo coronavírus. E muitos dessas pessoas não têm acesso a tecnologia ou quando tem é muito limitado.
 
Vale ressaltar que um trabalho feito em conjunto com a escola, conselho tutelar e Ministério Público podem ser de grande valia para ajudar crianças, sobretudo às mais jovens a voltarem aos estudos.
 


Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia