ORIENTAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO AO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

13/03/2020 13:41

ORIENTAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO AO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás – SEMESG, em atenção ao momento de propagação viral, busca orientar as entidades educacionais privadas do Estado de Goiás para que adotem medidas preventivas diante do avanço do novo Coronavírus (COVID 19) e que sigam às recomendações do Ministério da saúde e do Ministério da Educação.

Recomenda-se que sejam seguidas as instruções que serão repassadas a seguir, tendo em vista que a prevenção é o meio mais eficaz a ser utilizado nomomento.

MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO DO COVID-19

O COVID-19, popularmente conhecido com Coronavírus,se apresenta com diversas semelhanças aos sintomas da gripe e meros resfriados, haja vista que está diretamente ligado a infecções respiratórias.A transmissão do COVID-19 decorre através do contato direto com as secreções das pessoas infectadas, como por exemplo, pelo espirro ou tosse, como também de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas e levando-o, através das mãos, as partículas até a boca ou ao nariz.

SÍNTOMAS DO COVID-19

Pelo fato dos sintomas se assemelharem com o da gripe ou do resfriado, os sintomas podem ser os de FEBRE, TOSSE E FALTA DE AR, e em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias, mas vale salientar que não é necessário apresentar todas elas para portar a doença.         Momentaneamente, não há medicação específica para o COVID-19, desta forma deve-se utilizar de medidas preventivas, visando a não propagação do vírus.

METÓDOS PREVENTIVOS À PROPAGAÇÃO DO COVID-19

Tendo em vista as instruções divulgadas pelos órgãos oficias, principalmente o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e, com intuito de reduzir o impacto no calendário acadêmico, é recomendado que as instituições implementem um plano temporário visando impedir eventuais prejuízos aos acadêmicos, bem como a propagação do vírus.

Durante esse período, orienta-se que sejam minimizados quaisquer eventos que resultem na aglomeração de pessoas (reuniões, seminários, palestras e etc.). No mais, preza-se para que sejam utilizados recursos tecnológicos a fim de que inexista prejuízo à continuidade das atividades acadêmicas, visando à aplicação de planos de aulas remotas e, que sejam empregados mecanismos on lines, tais como:e-mail, Skype, vídeo aulas, dentre outros.

ORIENTAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO AO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Recomenda-se maior atenção aos locais que facilitam a transmissão do vírus, tais como bebedouros e banheiros, os quais devem ser higienizados com maior frequência. É imprescindível à disponibilização de álcool em gel para higienização tanto dos alunos quantos dos colaboradores que se encontram nas imediações das Instituições.

Por fim, é aconselhável que os discentes e os funcionários tomem as seguintes precauções, como:

- Lavem as mãos com frequência, usando sempre água e sabão ou utilize o álcool em gel;

- Evitem locais com aglomeração de pessoas;

- Utilizem mascaras cirúrgicas caso apresentem sintomas da doença, realizando sua troca de 3 em 3 horas;

- Se aparecerem os sintomas, evite ir à sua Instituição e procure imediatamente as Unidades de Saúde especializada.

O SEMESG se coloca a disposição para esclarecer eventuais dúvidas e/ou questionamentos sobre o assunto, bem como reitera todos os aconselhamentos feitos pelos órgãos oficiais.

 

Cordialmente,

 

Prof. Jorge de Jesus Bernardo

Presidente

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia