CPI das Universidades

05/09/2019 11:46

CPI das Universidades


COLEGIADO ENCERROU OS TRABALHOS NESTA 4ª-FEIRA, 4. RELATOR DA CPI, O DEPUTADO TALLES BARRETO DISSE QUE O PARECER FINAL SERÁ APRESENTADO JÁ NESTA 5ª-FEIRA, 5. CÓPIAS SERÃO ENCAMINHADAS AO MP DE GOIÁS E AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades nas instituições de ensino superior no Estado de Goiás finalizou as reuniões na tarde dessa quarta-feira, 4. O relator da CPI, deputado Talles Barreto (PSDB), destacou o trabalho do colegiado e afirmou que o relatório final será apresentado nesta 5ª-feira, 5. Ele destacou ainda que o relatório será encaminhado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Presidente da CPI, o deputado Coronel Adailton (PP) destacou a importância da comissão que apura possíveis irregularidades nas unidades de ensino superior do Estado e agradeceu o trabalho dos procuradores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e da sua assessoria jurídica.

Além disso, o presidente da Comissão afirmou que o relatório será encaminhado ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e ao Ministério Público Federal de Goiás (MPF).

Talles Barreto lembrou que a operação deflagrada na terça-feira, pela Polícia Civil, que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão e investigou oito faculdades, teve êxito graças às contribuições da investigação realizada pela comissão. “A Polícia Civil, na pessoa do delegado Glaydson, há dez meses vem fazendo esse trabalho e mostrando o tanto de irregularidades que existem em Goiás.”

“Já foram 19 mandados de busca e apreensão, em oito instituições já estão sendo levantadas supostas irregularidades, assim como 13 mil alunos que compraram diplomas. A CPI quer saber se o MEC (Ministério da Educação) foi ausente, se não atuou na fiscalização, não participava do dia a dia dessas instituições. Nós temos, a partir de quinta-feira, o relatório que vamos entregar para a polícia, para o MP (Ministério Público), para a imprensa e para o próprio MEC”, adiantou.

CPI

A CPI das Universidades, iniciada em março de 2018, no início desta legislatura, designou novos membros titulares, que são: os deputados Coronel Adailton (PP), que é o presidente; Charles Bento (PRTB), que ocupa a vice-presidência; Tião Caroço (PSDB), Lucas Calil (PSD), Henrique Cesar (PSC) e Talles Barrreto (PSDB), que é o relator. Já a suplência é ocupada por Lêda Borges (PSDB), Vinícius Cirqueira (PROS), Delegada Adriana Accorsi (PT) e Amilton Filho (SD).

A CPI foi criada para investigar possíveis irregularidades nas expedições de diplomas de educação superior e no regular funcionamento de instituições de educação superior situadas em Goiânia e em outros municípios do Estado. As denúncias estão sendo apuradas desde o dia 11 de abril de 2018, data em que convocados e convidados iniciaram fase de depoimentos à Alego.
Fonte: Assembleia Legislativa

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia