Mantenedoras aguardam posição do Governo Estadual sobre programa Bolsa Universitária

03/01/2019 19:25

 Mantenedoras aguardam posição do Governo Estadual sobre programa Bolsa Universitária 

Até o momento nenhuma definição do Governo Estadual recém empossado sobre o futuro do Programa Bolsa Universitária e o pagamento da dívida gerada no governo anterior. Enquanto isso o SEMESG mantém a orientação às instituições mantenedoras para que não assinem o termo de credenciamento com a OVG, encarregada de gerenciar o programa, até que haja uma posição oficial. As matriculas dos alunos estão sendo feitas, mas os mesmos estão sendo informados de que não está garantida a concessão da bolsa. As informações que se tem até o momento são obtidas através de declarações de membros do governo à imprensa.
 
Enquanto isso o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (SEMESG) continua no aguardo de uma audiência para tratar do assunto. Pedido nesse sentido já foi feito, mas até o momento sem resposta, o que deve ocorrer em breve.
 
Em entrevista a Rádio CBN Goiânia o presidente do SEMESG, Jorge de Jesus Bernardo, falou sobre o problema e as preocupações. Tanto por parte das entidades mantenedoras quanto dos 20 mil alunos beneficiados. Além da garantia do futuro do programa há uma outra grande preocupação que é o recebimento dos pagamentos em atraso. Dos doze meses do ano passado foram pagos apenas quatro. A dívida acumulada hoje já chega a mais de R$ 82 milhões.
 
“Nós vemos a situação com muita preocupação, pois atinge 20 mil jovens. Lamentamos o descaso do governo anterior que provocou essa situação”. Ao fazer essas afirmações Jorge de Jesus relatou a difícil situação das entidades mantenedoras, entre faculdades e universidades, uma vez que muitas delas enfrentam sérios problemas financeiros. Pelo menos oito instituições praticamente estão falidas, sem condições de cumprir seus compromissos. Principalmente o pagamento de salários aos seus trabalhadores. A situação gera demissões e desemprego, criando um ciclo negativo.
 
O presidente do SEMESG também comentou sobre a intenção da OVG em promover auditorias na concessão do benefício tendo como base um caso de possíveis irregularidades denunciado no final do ano passado. Jorge de Jesus destaca que “o Bolsa Universitária é um programa de Estado, mantido pelo tripé OVG/Mantenedoras/Alunos e que todo o processo de seleção dos alunos beneficiados é todo executado pela Organização das Voluntárias de Goiás”.
 
Questionado sobre os programas para a educação superior mantidos pelo Governo Federal, como o FIES e o PROUNI, o presidente da entidade afirmou que já existe a confirmação do FNDE de que eles vão continuar esse ano mas os mesmos não são suficientes para atender a todos e atingem a uma categoria diferenciada.
 
Por outro lado é importante informar que a OVG abriu nessa quarta-feira (2) o período de recadastramento dos alunos beneficiados com a bolsa cujo prazo vai até 31 desse mês. Quem não se recadastrar perde o benefício.
 
Assessoria de Imprensa do SEMESG 
 
Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia