UEE promove debate e discute problemas do “Bolsa Universitária”

28/11/2018 14:20

UEE promove debate e discute problemas do “Bolsa Universitária”

A União Estadual dos Estudantes de Goiás em parceira com os DCEs, CAs e DAs das universidades públicas e privadas e Grêmios Estudantis das escolas estaduais, realizará , no próximo dia 30 de novembro o Encontro Macrorregional de estudantes da UEE-GO que acontecerá na Faculdade de Educação da UFG durante todo o dia quando vários assuntos serão discutidos.

Com o tema “O papel da educação na luta pela democracia e pela soberania nacional”, o encontro ocorrerá no mini auditório da Faculdade de Educação – UFG e terá como programação mesas e grupos de trabalho com o objetivo de reunir estudantes e entidades ligadas á educação de qualidade. O objetivo do encontro é discutir a educação e a liberdade democrática no estado de Goiás e construir uma agenda de lutas dos estudantes goianos.

Dentre os vários temas um desperta uma atenção especial e que é motivo de muita preocupação: o futuro do Programa Bolsa Universitária mantido pela OVG e executado pelas faculdades privadas.

Ocorre que há vários meses o Governo do Estado não faz o repasse de recursos para o pagamento do programa junto as faculdades e a dívida já ultrapassa a 62 milhões. O presidente do SEMESG, Jorge de Jesus, vem tentando audiência com a direção da OVG para tratar do problema, mas até agora não conseguiu. O beneficio atinge hoje a cerca de 20 mil alunos. Muitos deles estão preocupados uma vez que não tem condições financeiras de custear o curso.

A presidente da União dos Estudantes de Goiás (UEE), Gabi Cruz chama a atenção para a gravidade do problema e diz que no evento “serão tirados encaminhamentos para uma agenda de luta”. “São cerca de 20 mil alunos que recebem o Bolsa Universitária e que poderão sair prejudicados sem condições continuar sua graduação, pois são de baixa renda. Para algumas universidades o problema é ameaçador já que em algumas delas os bolsistas representam 60% de seus alunos. Sem o programa poderá haver o desmonte da alguma faculdade”.

Para o debate estão sendo convidados representantes das faculdades públicas e privadas, entidades representando os alunos e diretores do Sindicato dos Estabelecimentos Mantenedores do Ensino Superior do Estado de Goiás, que já confirmou participação.

Confira a programação:


08:00: Mesa de abertura
- “O papel da educação na luta pela democracia e pela soberania nacional"

14:00: Mesa de debat
e - "Pela defesa da universidade pública e popular”

18:00: Mesa de debate - "Os desafios do ensino privado: Quem entrou quer formar. Contra os calotes na Bolsa Universitária"

Ouça na íntegra entrevista UEE

Assessoria de Comunicação do SEMESG
Fonte: UEE
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia