Alunos pré-selecionados no Fies alegam dificuldade para concluir inscrição

21/03/2018 16:00

Alunos pré-selecionados no Fies alegam dificuldade para concluir inscrição

POR CLARISSA PAINS - O Globo – 20/03/2018 – Rio de Janeiro, RJ

O resultado da pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), divulgado no último dia 5, trouxe para muitos candidatos a esperança de cursar a tão desejada graduação, mas, 15 dias depois, essa expectativa virou angústia e frustação. Isso porque alguns aprovados ainda não conseguiram concluir o processo no site do programa, por conta de um erro na plataforma, que impede a impressão de um documento crucial para o aluno ser inserido no programa.

O prazo inicial para que esse documento fosse assinado pelo estudante e por um representante da faculdade era dia 13. Por conta de reclamações de candidatos, o Ministério da Educação (MEC) já prorrogou o prazo duas vezes. A nova data-limite é quarta-feira, dia 21. De acordo com o MEC, não se trata de um `erro`, mas o `comprovante só é liberado após migração dos dados do Fies Seleção para o SisFIES, que é realizado em um intervalo de 30 minutos.`

Funciona assim: todos os pré-selecionados precisam assinar, juntamente com a faculdade na qual estudarão, um termo que tem que ser impresso a partir do site do fundo, o Fies Seleção. Este é um dos principais documentos da etapa de complementação de inscrição. Entretanto, estudantes relataram que a opção de imprimir esse documento não estava aparecendo. Sem ele, os candidatos não podem obter o financiamento na Caixa Econômica Federal e estão impedidos de assistir às aulas.

Questionada pelo GLOBO, a pasta reiterou que os dados estão sendo migrados de um sistema para o outro, abrindo a opção de efetuar a impressão.

Aprovada para Medicina na UniRedentor Campus Itaperuna, Michèlle Falcão, de 21 anos, tem receio de não conseguir acessar o documento até esta quarta e o MEC não prorrogar o prazo.

— Já fomos aprovados, mas corremos o risco de não entrar no programa. Um aspecto revoltante dessa história é que as aulas na faculdade já começaram. Já perdemos quatro semanas de aula. Perdi testes e trabalhos de campo — lamenta ela. — E depois de finalizar essa etapa, se eu conseguir, ainda precisarei levar o documento assinado à Caixa, para de fato fechar o financiamento. Ou seja, serão mais aulas perdidas.

Michèlle conta que entrou em contato com o MEC pelo telefone e por chamados on-line, mas a única resposta que obteve foi para regarregar a página do Fies Seleção e continuar tentando até conseguir.

— Abri dois chamados on-line, com os prints da tela. A orientação que me deram foi apenas limpar o histórico do computador e tentar de novo em servidores diferentes. Tentei em três, várias vezes. E nada. A própria faculdade também abriu um chamado on-line com o print de tela de vários alunos, e o que disseram foi, novamente, para limpar o histórico e tentar de novo — diz ela.

Muitos estudantes já perderam até 25% das aulas, o que, ao menos em tese, é o máximo de faltas que o aluno pode ter para não ser considerado reprovado em seu curso. Esta é a grande preocupação de Carolina Oliveira, de 18 anos, também pré-selecionada para Medicina na UniRedentor Campus Itaperuna.

— Nós esperamos que a faculdade abra uma exceção para quem está nessa situação e nos deixe entrar no curso, mesmo depois de um mês de aulas. Mas, de qualquer modo, nosso aprendizado este semestre já está comprometido. Esse erro no site do Fies atrasou tudo. Há muitos alunos aprovados, em diversos cursos, que também enfrentam essa dificuldade com o site. Até agora, nem eu, nem os candidatos com quem falei sobre isso conseguimos passar dessa etapa — destaca ela.
 



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia